As representações sociais dos estudantes de 6 anos de uma Escola Pública em Foz do iguaçu/PR sobre os termos água e meio ambiente em 2019
Carregando...
Data
2020-01-24
Autores
Oliveira, Marta Jacinto de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
As representações sociais dos/as estudantes sobre água e meio ambiente são indicativos das ideias construídas pelos mesmos sobre esses conceitos. Objetivou-se investigar e discutir as representações sociais de água e meio ambiente junto aos estudantes de uma turma de 6 º ano do ensino fundamental II em uma escola pública em Foz do Iguaçu/PR no de 2019. O estudo foi realizado a partir pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa, contemplando uma reflexão sobre teórica sobre água, meio ambiente e representações sociais, assim como um levantamento de campo junto aos estudantes, com desenhos e socialização oral das ideias. Verificou-se que embora alguns estudantes tenham representado a água no meio ambiente numa relação harmônica, outras mencionaram a questão da poluição e contaminação da água. O mesmo foi constatado em relação ao conceito de meio ambiente, no qual a maioria dos estudantes representou a dissociação de sociedade e natureza quando se trata do termo meio ambiente e também a ideia de ser humano como prejudicial aos elementos naturais no meio ambiente. Concluiu-se que ainda se faz necessário trabalhar a educação ambiental em uma perspectiva da água e saúde coletiva. Da mesma forma é importante contemplar práticas que discutam o meio ambiente como um conjunto composto por elementos naturais e sociais, sem dissociar natureza e sociedade nas aulas de geografia
The social representations of students about water and the environment are indicative of their ideas about these concepts. The objective was to investigate and discuss the social representations of water and environment with the students of a 6th grade class in a public school in Foz do Iguaçu/PR in 2019. The study was carried out based on bibliographic research and qualitative approach, contemplating a reflection on water theory, environment and social representations, as well as a field survey with students, with drawings and oral socialization of ideas. It was found that although some students represented water in the environment in a harmonic relationship, others mentioned the issue of water pollution and contamination. The same was found in relation to the concept of environment, in which most students represented the dissociation of society and nature when it comes to the term environment and also the idea of being human as harmful to natural elements in the environment. It was concluded that it is still necessary to work on environmental education from the perspective of water and collective health. Likewise, it is important to contemplate practices that discuss the environment as a set composed of natural and social elements, without dissociating nature and society in geography classes
The social representations of students about water and the environment are indicative of their ideas about these concepts. The objective was to investigate and discuss the social representations of water and environment with the students of a 6th grade class in a public school in Foz do Iguaçu/PR in 2019. The study was carried out based on bibliographic research and qualitative approach, contemplating a reflection on water theory, environment and social representations, as well as a field survey with students, with drawings and oral socialization of ideas. It was found that although some students represented water in the environment in a harmonic relationship, others mentioned the issue of water pollution and contamination. The same was found in relation to the concept of environment, in which most students represented the dissociation of society and nature when it comes to the term environment and also the idea of being human as harmful to natural elements in the environment. It was concluded that it is still necessary to work on environmental education from the perspective of water and collective health. Likewise, it is important to contemplate practices that discuss the environment as a set composed of natural and social elements, without dissociating nature and society in geography classes
Abstract
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao
Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura
e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de
licenciada em Geografia. Orientadora: Profa. Dra Léia Aparecida Veiga
Palavras-chave
Representações Sociais, Meio Ambiente - Água, Educação Ambiental
Citação
OLIVEIRA, Marta Jacinto de. As representações sociais dos estudantes de 6 anos de uma Escola Pública em Foz do iguaçu/PR sobre os termos água e meio ambiente em 2019. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Licenciatura) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019