SIG aplicado à Biogeografia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019

Autores

Morais, Marlon Royer
Löwenberg-Neto, Peter

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

As atividades de monitoria acadêmica tiveram por objetivos a) promover a instrumentalização e o aperfeiçoamento do estudante monitor no uso do programa computacional ArcGIS Desktop aplicado à análise espacial da biodiversidade; b) apoiar os estudantes da disciplina de “Fundamentos de Biogeografia” na resolução dos roteiros de aula prática no laboratório de informática; e c) auxiliar os estudantes da disciplina na confecção de mapas para o artigo a ser entregue como requisito parcial da disciplina. As atividades de monitoria foram desenvolvidas em três modalidades: 1) atendimento extraclasse em sala de aula; 2) atendimento durante as aulas práticas do docente em laboratório de informática; e 3) atendimento extraclasse em laboratório de informática. A modalidade 1 resultou em incremento de, em média, 2 horas semanais em atendimento de estudantes. Este atendimento teve como propósito sanar dúvidas, revisar os temas teóricos e preparar os estudantes para as avaliações escritas; a modalidade 2 resultou em incremento de aproximadamente duas vezes o número de estudantes atendidos durante as aulas práticas quando comparada com aulas sem a presença do monitor, e a modalidade 3 resultou em um incremento de, em média, 4 horas semanais no apoio ao estudante na confecção de mapas de biodiversidade. O período de envolvimento do monitor com o estudo e atendimento foi de oito semanas, aproximadamente 40 horas. Considerando esta e monitorias pretéritas (2016-2019), a carga horária tem se mostrado suficiente para que o estudante monitor se familiarize e use as ferramentas de SIG aplicado à Biogeografia em nível instrumental

Descrição

VII Seminário de Extensão Universitária da UNILA (SEUNI); VIII Encontro de Iniciação Científica e IV Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EICTI 2019) e Seminário de Atividades Formativas da UNILA (SAFOR)

Palavras-chave

II SIEPE, Análise espacial, Biodiversidade

Citação