A influência da educação na renda dos brasileiros
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Data
2019-12-09Autor
Bezerra, Alef Christian Aprigio
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Este trabalho tem como objetivo analisar os efeitos da educação na renda dos brasileiros
no ano de 2018. Para tanto, foram estimadas, a partir dos dados da Pesquisa Nacional
por Amostra de Domicílio - PNAD contínua anual, 2018, equações de salário para o Brasil
e também para as cinco regiões , com o intuito de verificar como os diferentes níveis de
escolaridade impactam na renda auferida pelos trabalhadores. Os procedimentos
realizados para estimação dos retornos a escolaridade foram feitos com base no modelo
de dois estágios de Heckman (1974), pois assim é possível corrigir o viés de seleção
amostral dos dados utilizados. A primeira etapa consiste na estimação de uma equação
de participação no mercado de trabalho e após, a equação de rendimentos com a
inclusão da variável lambda, que representa a razão inversa de Mills que tem como
objetivo corrigir o viés amostral. Os resultados evidenciam que a educação exerce papel
preponderante na determinação dos salários da população brasileira, e mostram a
importância da conclusão de cada ciclo de estudo. Além disso, pode-se constatar que a
conclusão do ensino superior representa o maior retorno salarial, destacando a sua
grande importância. A inclusão de algumas variáveis de controle foram necessárias para
a obtenção de resultados mais condizentes com a realidade, dessa forma, foram incluídos
as variáveis sexo, para estimar as diferenças salariais entre homens e mulheres; setores
de atividade econômica, para verificar as diferenças salariais entre cada um deles, e
também uma variável que controla a formalidade no trabalho. Em conclusão, os
resultados das equações de rendimentos corroboram que os diferenciais de salários
observados no Brasil, estão determinados pelas diferenças de investimento em capital
humano, e assim, os retornos da educação no país não são os mesmos para todos os
indivíduos. This work aims to analyze the effects of education on the Brazilians’ income in 2018. To
this end, from the National Household Sample Survey continuous data - PNAD, 2018,
salary equations for Brazil and also for the five regions were estimated to verify how the
different levels of education impact on the income earned by the workers. The procedures
performed to estimate the returns to schooling were based on the two-step model of
Heckman (1974), as it is possible to correct the sample selection bias of the data used.
The first step consists in the estimation of a labor market participation equation and then
the income equation with the inclusion of the lambda variable, which represents the
inverse Mills ratio that aims to correct the sample selection bias. The results show that
education plays a major role in determining the salaries of the Brazilian population, and
show the importance of completing each study cycle. In addition, it can be seen that the
completion of higher education represents the highest salary return, highlighting its great
importance. The inclusion of some control variables were necessary to obtain results more
consistent with reality, thus, the variables gender were included to estimate the gender pay
gap; economic activity sectors, to verify the wage differences between each one of them,
and also a variable that controls the formality in the work. In conclusion, the results of the
income equations corroborate that the wage differentials observed in Brazil are determined
by the differences in investment in human capital, and thus the returns to education in the
country are not the same for all individuals Este trabajo tiene como objetivo analizar los efectos de la educación en los ingresos de
los brasileños en el año 2018. Para este fin, a partir de los datos de la Encuesta Nacional
de Muestra de Hogares - PNAD continua anual, 2018, se estimaron las ecuaciones
salariales para Brasile también para las cinco regiones, con el fin de verificar cómo los
diferentes niveles de educación impactan en los ingresos obtenidos por los trabajadores.
Los procedimientos realizados para estimar los retornos a la escolarización se basaron en
el modelo de dos etapas de Heckman (1974), ya que es posible corregir el sesgo de
selección de muestra de los datos utilizados. El primer paso consiste en la estimación de
una ecuación de participación en el mercado laboral y luego la ecuación de ingresos con
la inclusión de la variable lambda, que representa la relación inversa de Mills que tiene
como objetivo corregir el viés de la muestra. Los resultados muestran que la educación
tiene un papel importante en la determinación de los salarios de la población brasileña, y
muestran la importancia de completar cada ciclo de estudio. Además, se puede ver que la
finalización de la educación superior representa el retorno salarial más alto, destacando
su gran importancia. La inclusión de algunas variables de control fue necesaria para
obtener resultados más consistentes con la realidad, por lo tanto, se incluyeron las
variables de género para estimar la diferencia salarial entre hombres e mujeres; sectores
de actividad económica, para verificar las diferencias salariales entre cada uno de ellos, y
también una variable que controla la formalidad en el trabajo.En conclusión, los resultados
de las ecuaciones de ingresos corroboran que las diferencias salariales observadas en
Brasil están determinadas por las diferencias en la inversión en capital humano y, por lo
tanto, los retornos a la educación en el país no son los mismos para todas las personas