Ensino de História e Cultura Andina: a música como prática pedagógica

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Data

2019-12-11

Autores

Costa, Thalyta Sousa

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Resumo

O presente artigo tem como principal objeto de estudo uma experiência de aula oficina de História, que foi realizada no Colégio Flávio Warken, na cidade de Foz do Iguaçu-PR. A aula oficina em questão é parte fundamental desta pesquisa, e teve como eixo temático a História Andina contada através da Música. Trata-se, ao mesmo tempo, de uma aula de História e de uma oficina de Sikus, importante instrumento musical que atravessa a História e a Cultura andina. O recorte geográfico, cultural e histórico da aula foi a Costa do Peru, onde existiu a cultura Moche, no ano de aproximadamente 200 a. C. até o ano 700 d. C. O Ensino de História no Brasil apresenta algumas problemáticas relacionadas a história dos povos originários da América Latina. O artigo trata, portanto, de uma análise necessária, com o objetivo de fomentar uma discussão crítica ao âmbito escolar, pedagógico e metodológico que influenciam as maneiras de produzir, ensinar e aprender história. Para tanto, foi utilizada uma bibliografia que possibilitou debruçar-se no mundo teórico das Pedagogias Decoloniais, além da pesquisa de campo, que evidencia o caráter descritivo, exploratório e crítico desta pesquisa.
Este artículo tiene como principal objeto de estudio una experiencia de un taller de historia, que se realizó en el Colégio Flávio Warken, en la ciudad de Foz do Iguaçu-PR. La clase de taller en cuestión es una parte fundamental de esta investigación, y tuvo como eje temático la historia andina contada a través de la música. Al mismo tiempo, es una clase de historia y un taller de Sikus, importante instrumento musical que atraviesa la historia y la cultura andina. El corte geográfico, cultural e histórico de la clase fue la costa del Perú, donde existía la cultura Moche, en el año de aproximadamente 200 a. C. hasta el año 700 d. C. La enseñanza de la Historia en Brasil presenta algunos problemas relacionados con la historia de los pueblos originarios de América Latina. Por lo tanto, el artículo aborda un análisis necesario, con el objetivo de fomentar una discusión crítica al ámbito escolar, pedagógico y metodológico que influya en las formas de producción, enseñanza y aprendizaje de la historia. Para esto, se utilizó una bibliografía que nos permitió analizar el mundo teórico de las pedagogías decoloniales, además de la investigación de campo, que muestra el carácter descriptivo, exploratorio y crítico de esta investigación

Abstract

Descrição

Artigo para Conclusão de Curso realizado sob orientação da Profa. Dra. Juliana Pirola da Conceição Balestra e Coorientador: Prof. Me. Félix Ceneviva Eid, como requisito para a obtenção do diploma de licenciado em História pela Universidade Federal da Integração Latino Americana

Palavras-chave

Ensino de História, Música - aula-oficina, Pedagogias Decoloniais

Citação

COSTA, Thalyta Sousa. Ensino de História e Cultura Andina: a música como prática pedagógica. 2019. 21 p. Artigo de conclusão de curso (História - licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019