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dc.contributor.advisorAmato, Laura Janaina Dias
dc.contributor.authorArvelos, Raquel Maia Ferreira
dc.date.accessioned2019-12-11T17:07:10Z
dc.date.available2019-12-11T17:07:10Z
dc.date.issued2019-12-11
dc.identifier.citationARVELOS, Raquel Maia Ferreira. A Fronteira na Escola: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu. 2019. 15 p. Artigo de conclusão de cursto (História - licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/5371
dc.descriptionTrabalho realizado sob orientação do professor Tiago Costa Sanches, como requisito para a obtenção do diploma de licenciado em História pela Universidade Federal da Integração Latino Americana
dc.description.abstractEste artigo de TCC é o resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica, vinculada ao projeto “Construção crítica do imaginário trinacional”, que tem como objetivo analisar discursos de membros de comunidades escolares do ensino básico regular do município de Foz do Iguaçu, para compreender parte da formação do imaginário sobre a região trinacional. Neste trabalho apresentamos algumas reflexões, a partir de uma pesquisa qualitativa, de base interpretativista, sobre uma escola localizada próxima a fronteira com a Argentina. Tendo em vista que a escola é um lócus propício para a formação discursiva e imagética do sujeito, toma-se esse local e os sujeitos partícipes do mesmo, para buscar compreender como estes sujeitos apreendem a habitar e se constituir enquanto seres fronteiriços.pt_BR
dc.description.abstractEste artículo es el resultado de una investigación de Iniciación Científica, vinculada al proyecto "Construcción crítica de la imaginación trinacional", cuyo objetivo es analizar los discursos de los miembros de las comunidades escolares de la educación básica regular del municipio de Foz do Iguaçu, para comprender parte de la formación del imaginario sobre la región trinacional. En este artículo presentamos algunas reflexiones, desde una investigación cualitativa de base interpretativa, sobre una escuela ubicada cerca de la frontera con Argentina. Teniendo en cuenta que la escuela es un lugar propicio para la formación discursiva e imaginativa de los sujetos, considera este lugar y los participantes en él para comprender cómo estos sujetos aprenden a habitar y constituir como seres fronterizos
dc.description.sponsorshipIC-FA, Pibis financiada pela Fundação Araucária – ILAACH, Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e Histórica – UNILA.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectEducação - Discursos
dc.subjectFronteiras
dc.titleA Fronteira na Escola: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçupt_BR
dc.title.alternativeLa Frontera en la Escuela: imaginarios y narrativas escolares en Foz de Iguazúpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


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