A Fronteira na Escola: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu
Resumo
Este artigo de TCC é o resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica, vinculada ao projeto “Construção crítica do imaginário trinacional”, que tem como objetivo analisar discursos de membros de comunidades escolares do ensino básico regular do município de Foz do Iguaçu, para compreender parte da formação do imaginário sobre a região trinacional. Neste trabalho apresentamos algumas reflexões, a partir de uma pesquisa qualitativa, de base interpretativista, sobre uma escola localizada próxima a fronteira com a Argentina. Tendo em vista que a escola é um lócus propício para a formação discursiva e imagética do sujeito, toma-se esse local e os sujeitos partícipes do mesmo, para buscar compreender como estes sujeitos apreendem a habitar e se constituir enquanto seres fronteiriços. Este artículo es el resultado de una investigación de Iniciación Científica,
vinculada al proyecto "Construcción crítica de la imaginación trinacional", cuyo objetivo es
analizar los discursos de los miembros de las comunidades escolares de la educación básica
regular del municipio de Foz do Iguaçu, para comprender parte de la formación del
imaginario sobre la región trinacional. En este artículo presentamos algunas reflexiones,
desde una investigación cualitativa de base interpretativa, sobre una escuela ubicada cerca de
la frontera con Argentina. Teniendo en cuenta que la escuela es un lugar propicio para la
formación discursiva e imaginativa de los sujetos, considera este lugar y los participantes en
él para comprender cómo estos sujetos aprenden a habitar y constituir como seres fronterizos