Reorganização espacial de famílias de agricultores em comunidade rurais adensadas no Alto Jequitinhonha, MG.

Resumo

As ações humanas ocorrem pela relação espaço-tempo. É um lidar com a história na construção de espaços através, do ambiente, das estratégias, das linguagens, dos conhecimentos, das migrações. Esta dissertação tem por objetivo analisar e dialogar sobre a construção de comunidades rurais adensadas, a gestão e as estratégias de famílias de agricultores em Campo Buriti e Poço D´Antas no Alto Jequitinhonha em Minas Gerais. Montar um mapa dos saberes, uma rede de complexas inter-relações dos entrevistados, com o espaço, suas decisões e a ação-reflexão. São análises que dialogam com cotidiano das pessoas. As perspectivas das mulheres como amálgama da família, sua inserção no trabalho, a geração de renda a partir do artesanato e como chefes de família. A composição da renda e a complexa combinação de fatores, onde se evidencia a importância da aposentadoria. A terra como elemento de espacialidade, do modo de vida das famílias, sua composição fundiária e espaço da reprodução material, onde a agricultura é um importante complemento da renda. O ambiente como um sistema de complexas inter-relações entre as ações humanas e a natureza, em especial a questão da água, a fertilidade do solo e a presença dos maciços de eucaliptos. As políticas públicas locais, os projetos de desenvolvimento e as influências externas. A escola como um dos dínamos do movimento das famílias. As formas simbólicas e a cultura. Uma sugestão de gestão integrada do espaço a partir das perspectivas das comunidades, articulando a ação-reflexão: das empresas florestais, da universidade, de organizações não governamentais e do Estado, principalmente, o poder público municipal. É um demonstrar da inter-relação dos elementos do espaço, com a história dos lugares, seus processos e os sujeitos humanos históricos.

Descrição

Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Curso de Mestrado em Administração, área de concentração em Gestão Social, Ambiente e Desenvolvimento para a obtenção do título de 'Mestre'. Orientadora: Profa. Flávia Maria Galizoni. 2006

Palavras-chave

Comunidade rural, Estratégias, Pós-Graduação Dissertações de Mestrado

Citação

QUEIROZ NETO, Exzolvidres. Reorganização espacial de famílias de agricultores em comunidade rurais adensadas no Alto Jequitinhonha, MG. 160 p. Dissertação de Mestrado (Pós-Graduação em Administração) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG. 2006.