Show simple item record

dc.contributor.advisorMorales, Lívia Fernanda
dc.contributor.authorAlparone, Rafaella Barbosa
dc.date.accessioned2019-12-10T02:08:34Z
dc.date.available2019-12-10T02:08:34Z
dc.date.issued2019-12-09
dc.identifier.citationALPARONE, Rafaella Barbosa. Da Reforma do Ensino Médio às possibilidades da Educação Pupular: caminhos para uma contraproposta ao Novo Ensino Médio. 2019. 25 p. Artigo de conclusão de curso (História - Licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/5351
dc.descriptionArtigo submetido para Trabalho de Conclusão de Curso em História - Licenciaturapt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em História. Orientadora: Profa. Dra. Lívia Fernanda Morales
dc.description.abstractRecentemente, no breve governo Temer, foram aprovadas a Reforma do Ensino Médio brasileiro e a Base Nacional Curricular Comum. Estas medidas fazem parte do avanço da agenda neoliberal e a educação é um campo importante para o estabelecimento deste domínio (Ducasse, 2015; Freitas, 2018). Este artigo tem como objetivo a análise dos possíveis efeitos desta reforma recortando através da tensão entre trabalho intelectual e trabalho manual partindo da abordagem marxista e, em seguida, apresentar caminhos para a construção de uma contraproposta a este Novo Ensino Médio. Através do resgate histórico de experiências da educação popular, apresentamos uma perspectiva de transformação educacional através da cultura junto a princípios pedagógicos para uma educação contra-hegemônica que importe América Latina.pt_BR
dc.description.abstractRecientemente, en el breve gobierno de Temer, se aprobaron la Reforma de la Escuela Secundaria de Brasil y la Base de Currículo Común Nacional. Estas medidas son parte del avance de la agenda neoliberal y la educación es un campo importante para el establecimiento de este dominio (Ducasse, 2015; Freitas, 2018). Este artículo tiene como objetivo analizar los posibles efectos de esta reforma y luego presentar formas de construir una contrapropuesta a esta nueva escuela secundaria. A través del rescate histórico de experiencias de educación popular, presentamos una perspectiva de transformación educativa a través de la cultura junto con principios pedagógicos para una educación contrahegemónica que es importante en América Latina
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectNovo Ensino Médiopt_BR
dc.subjectPedagogia contra-hegemônicapt_BR
dc.titleDa Reforma do Ensino Médio às possibilidades da Educação Pupular: caminhos para uma contraproposta ao Novo Ensino Médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record