Educação em Saúde: a utilização de panfletos informativos e educativos como estratégia de educação e prevenção às patologias mais prevalentes da população no contexto da atenção básica

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Data

2019

Autores

Silva, Eder Aguiar da
Terencio, Maria Leandra

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Resumo

A saúde pública enfrenta dificuldades pela falta de conhecimento da população sobre as doenças, configurando-se um desafio a ser vencido nos dias de hoje e o uso de panfletos informativos como estratégia para solucionar esse problema tem sido bastante frequente. Diante disso, o presente projeto visa identificar os agravos mais prevalentes no contexto da atenção primária à saúde em Foz do Iguaçu, integrando conhecimento médico-científico a uma linguagem acessível aos usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Além disso, tem por finalidade a realização de intervenções para com a população, de modo a possibilitar o desenvolvimento de conhecimento sobre promoção, prevenção e tratamento dessas patologias. Inicialmente ocorre uma divisão de equipes para iniciar a primeira etapa: visita às unidades de saúde e aplicação de questionário para o levantamento das doenças prevalentes. Na sequência é feita a compilação dos dados e elencadas as patologias mais frequentes nas respostas para que então seja feita uma pesquisa sobre esses agravos, a fim de determinar quais informações técnicas são as mais relevantes para constarem no material. Em seguida inicia-se a confecção dos panfletos para posterior realização das intervenções nas UBS. Em 2019 as atividades se iniciaram com a participação em eventos de saúde na cidade, utilizando panfletos elaborados em edições anteriores desse projeto. Nessa edição a fase de coleta de dados já foi concluída, restando apenas a compilação dos resultados para dar seguimento. O grande mote desse projeto está situado no fato de que a maioria dos usuários do SUS não conta com informação acessível e completa sobre as doenças mais prevalentes. Desse modo, a criação desses materiais torna-se imprescindível para auxiliar na prevenção e promoção à saúde, além de aproximar a universidade da comunidade, promover melhorias ao seu entorno, e estimular a autonomia dos pacientes frente aos seus problemas de saúde

Abstract

Descrição

VII Seminário de Extensão Universitária da UNILA (SEUNI); VIII Encontro de Iniciação Científica e IV Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EICTI 2019) e Seminário de Atividades Formativas da UNILA (SAFOR)

Palavras-chave

II SIEPE, Educação em saúde, Doenças prevalentes

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