TANDEM en la Triple Frontera: aproximando línguas-culturas Latino-Americanas
Carregando...
Arquivos
Data
2019
Autores
Sales, Ruan Leonardo de Azevedo
Tirloni, Larissa Paula
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
SIEPE
Resumo
O projeto Tandem en la Triple Frontera: aproximando línguas-culturas
latino-americanas proporciona à comunidade acadêmica da UNILA e da tríplice
fronteira um suplemento às classes tradicionais de línguas para o aperfeiçoamento
do espanhol e português. Ademais, com o objetivo de propiciar um ambiente
comunicativo autêntico em que os aprendizes podem autodirigir a sua
aprendizagem, o tandem também busca contemplar os conhecimentos e
experiências que se plasmam na esfera pessoal e profissional dos participantes e de
suas línguas-culturas. Os encontros são semanais e os tandenistas cooperam, em
geral, em duplas, durante 1 hora e 30 minutos; e como um dos princípios
fundamentais do tandem é não misturar as línguas, há um tempo reservado para a
prática de cada idioma. Para a mediação das sessões, são elaborados materiais
didáticos com diversos temas que auxiliam e enriquecem o diálogo; e também são
disponibilizados diários de aprendizagem para que os estudantes registrem os
conhecimentos adquiridos, as dúvidas e façam uma (auto)avaliação de cada
interação. É importante destacar que, diferentemente de outras instituições de
ensino, o Tandem na UNILA promove interações face a face devido à possibilidade
de reunir presencialmente estudantes de diversos países. Como parte dos
resultados, destacamos o intercâmbio linguístico e cultural, o fortalecimento de uma
formação bi/plurilíngue e da vocação integracionista da UNILA, aprimoramento de
habilidades orais, efeito retroativo nas aulas de línguas estrangeiras/adicionais,
desenvolvimento de autonomia e (auto)avaliação na aprendizagem
Abstract
Descrição
VII Seminário de Extensão Universitária da UNILA (SEUNI); VIII Encontro de Iniciação Científica e IV Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EICTI 2019) e Seminário de Atividades Formativas da UNILA (SAFOR)
Palavras-chave
II SIEPE, Tandem espanhol-português, Formação bi/plurilíngue