Português Brasileiro e Cultura na Fronteira para migrantes e refugiados
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Data
2019
Autores
Silva, Ellen Santos da
Simon, Simon
Cota, Débora
Carvalhal, Tatiana
Título da Revista
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Editor
SIEPE
Resumo
O Curso Português Brasileiro e Cultura na Fronteira para Migrantes e Refugiados
tem como objetivo o acolhimento de residentes fronteiriços, migrantes, refugiados e
portadores de visto humanitário por meio da cultura, particularmente, pelo
desenvolvimento das competências necessárias para que eles possam usar o
português como língua estrangeira com diferentes propósitos, sobretudo
relacionados à solicitação de registro e documentação, moradia, saúde, estudo e
trabalho, contribuindo, destarte para a sua integração linguístico-cultural no Brasil e
na região trinacional. O curso está baseado numa perspectiva de linguagem como
prática social e segue uma metodologia de ensino por tarefa, sendo possível a
matrícula de novos estudantes a qualquer momento. As aulas são ministradas por
discentes bolsistas do projeto e discentes em atividade de estágio do curso de
licenciatura em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras da
UNILA e ocorrem no campus Jardim Universitário da UNILA, em parceria com a
Secretaria Municipal de Assistência Social de Foz do Iguaçu. A avaliação do curso
evidenciou que este vem tendo êxito, no que diz respeito tanto ao ensino de
português aos imigrantes quanto à articulação dos eixos ensino, pesquisa e
extensão, e, ainda, a necessidade de seguir aberto no próximo ano
Abstract
Descrição
VII Seminário de Extensão Universitária da UNILA (SEUNI); VIII Encontro de Iniciação Científica e IV Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EICTI 2019) e Seminário de Atividades Formativas da UNILA (SAFOR)
Palavras-chave
II SIEPE, Ensino – língua portuguesa, Fronteira, Migração