Entre Brecht e Boal: a desconstrução da personagem épica rumo a aniquilação da personagem oprimida

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-07-02

Autores

Col, Celso Carlos da

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Esta pesquisa procura realizar uma análise comparativa da personagem no teatro épico, partindo da obra do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, em oposição ao emprego da personagem no método do teatro do oprimido, desenvolvido pelo pesquisador brasileiro Augusto Boal. Propõe-se uma investigação diacrônica sobre as origens da personagem dramática, buscando compreender e identificar sua função, finalidade e transformação. Ao confrontar as características dramáticas da personagem na proposta épica, constata-se a desconstrução do modelo tradicional da personagem que, comparadas às técnicas do teatro do oprimido, encaminham-se para a sua aniquilação. Partindo dessa perspectiva, pretende-se responder à questão da essencialidade da personagem após o advento da crise do drama, culminando no conceito do teatro pós-dramático, estabelecido pelo pesquisador Hans Thies Lehmann
Esta investigación busca realizar un análisis comparativo del personaje en el teatro épico, partiendo de la obra del dramaturgo alemán Bertolt Brecht, en oposición al empleo del personaje en el método del teatro del oprimido, desarrollado por el investigador brasileño Augusto Boal. Para el emprendimiento de este trabajo, se propone una investigación diacrónica sobre los orígenes del personaje dramático, buscando comprender e identificar su función, finalidad y transformación. Al confrontar las características dramáticas del personaje en la propuesta épica, se constata la desconstrucción del modelo tradicional del personaje que, comparadas a las técnicas del teatro del oprimido, se encaminan a su aniquilación. A partir de esa perspectiva, se pretende responder a la cuestión de la esencialidad del personaje después del advenimiento de la crisis del drama, culminando en el concepto del teatro post-dramático, establecido por el investigador Hans Thies Lehmann
The present academic work intends to analysis comparative of the character in the epic theater originated from the German playwrite Bertold Brecht’s work compared to the character’s use in the method of the theater of the opressed, developed by the brazilian researcher Augusto Boal. Proposing a diachronic investigation about the origins of the dramatic character, seeking to understand and identify its function, purpose and transformation. Comparing the dramatic characteristics of a character in the epic proposal, verifying the making of a non-traditional role model of the character compared to the technics of the “theater of the opressed, leading to its extermination. From this perspective, the intention is to answer the question about the character’s core after the advent of the drama crisis, climaxing in the concept of post dramatic theater stablished by the reasearcher Hans Thies Lehmann

Abstract

Descrição

Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito à obtenção do título de Mestre em Literatura Comparada. Orientador: Prof. Dr. Fernando Mesquita de Faria

Palavras-chave

Teatro do oprimido, Bertold Brechet (1898-1956) - dramaturgo alemão, Augusto Boal (1931-2009) - dramaturgo brasileiro, LIteratura comparada, Teatro alemão, Teatro brasileiro

Citação

COL, Celso Carlos da. Entre Brecht e Boal: a desconstrução da personagem épica rumo a aniquilação da personagem oprimida. 2019. 100 p. Dissertação de mestrado (Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Foz do Iguaçu, 2019