Simpósio de Educadores Reflexivos para a Inserção da Astronomia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-12

Autores

Pereira, Ana Maria [Org.]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O Simpósio de Educadores Reflexivos para a Inserção da Astronomia (SERIA) , em sua terceira edição, propõe um intercâmbio de vivências relativas à introdução da Astronomia na Educação Básica, criando um ambiente favorável à reflexão sobre a prática docente e proporcionando o surgimento de ideias capazes de gerar melhorias nas ações pedagógicas em sala de aula. É uma realização conjunta do Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho (PACMF) – centro de Ciências do Parque Tecnológico Itaipu (PTI/BR) – e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) com o propósito de atender aos professores da Educação Básica de Foz do Iguaçu e municípios próximos interessados em conhecer com mais profundidade conteúdos básicos da Astronomia, de maneira teórica-prática, e desenvolver estratégias didáticas para sua abordagem no contexto escolar, de modo interdisciplinar e com metodologias diversificadas.

Abstract

Descrição

O Simpósio de Educadores Reflexivos para a Inserção da Astronomia (SERIA) foi proposto com o intuito de propiciar um intercâmbio de vivências relativas à introdução da Astronomia na Educação Básica, criando um ambiente favorável à reflexão sobre a prática docente e proporcionando o surgimento de ideias capazes de gerar melhorias nas ações pedagógicas em sala de aula. O III SERIA é uma realização conjunta do Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho (PACMF) – centro de Ciências do Parque Tecnológico Itaipu (PTI/BR) – e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). A organização do III SERIA possui relação direta com o curso “Fundamentos Teóricos e Metodológicos para o Ensino-Aprendizagem da Astronomia: Formação de Educadores”, proposto em 2010 pelo Polo Astronômico, com o apoio da UNIOESTE, no período de 2011 a 2016. A partir de 2017 ocorreu a parceria com a UNILA, incluindo também, em sua equipe, docentes de Instituições de Ensino Superior. O curso surgiu com o propósito de atender aos professores da Educação Básica de Foz do Iguaçu e municípios próximos interessados em conhecer com mais profundidade conteúdos básicos da Astronomia, de maneira teórica e prática, e desenvolver estratégias didáticas para sua abordagem no contexto escolar, de modo interdisciplinar e com metodologias diversificadas. O curso, atualmente com carga horária de 72 horas, engloba 50 horas de aulas presenciais envolvendo teoria e prática; 10 horas para atividades extraclasse incluindo a realização de observações astronômicas, a leitura de artigos científicos com elaboração de resumos, assistir a sessões de vídeoaulas com sínteses e relatos; 12 horas para o desenvolvimento e aplicação de um plano de ensino que contemple a inserção da Astronomia, na disciplina de Ciências, em sala de aula, com a elaboração de um relatório fundamentando, descrevendo e avaliando essa experiência didática. Até junho de 2018, completaram o curso 1587 professores, em sua maior parte atuantes no Ensino Fundamental, dentre os quais se originaram os autores dos textos referentes às 21 comunicações orais publicadas nestas atas. Tais trabalhos retratam práticas pedagógicas e reflexões associadas aos planos de ensino formulados e aplicados durante o curso formativo, buscando aperfeiçoar ações didáticas e tornar efetiva a abordagem dos conteúdos de Astronomia na escola. A Comissão Organizadora expressa agradecimentos a todos os que colaboraram para a concretização do III SERIA, em especial à Comissão Científica, aos autores dos trabalhos, às Prefeituras Municipais e Secretarias Municipais de Educação de Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Matelândia, Missal, Santa Helena; à Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila); aos Diretores e Coordenadores Pedagógicos das Escolas envolvidas neste evento e aos participantes deste simpósio.

Palavras-chave

Atas do SERIA, Prática pedagógica – Eventos., Astronomia – Formação de professsores

Citação