Pequenos filósofos em torno do relógio de Sol

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-11-30

Autores

Drielli, Andiara
Silva, Maria Vitória da
Nakayama, Patrícia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Proex/UNILA

Resumo

Neste projeto proporcionamos uma introdução à filosofia, em especial, através dos filósofos da natureza (ou Pré-socráticos), partindo da observação e das práticas com vistas a despertar a curiosidade epistemológica e a apropriação de conhecimentos significativos para a criança. A justificativa que embasa o projeto refere-se principalmente ao limitado conhecimento acerca da filosofia que é proporcionado aos alunos do ensino público municipal, bem como sobre seu meio e a dificuldade de situar-se enquanto cidadãos ativos no processo de construção da sociedade. Consideramos a introdução à Filosofia Pré-Socrática um importante elemento na formação das crianças justamente pelo fato de que, por estar na raiz da história da Filosofia, conjuga interdisciplinarmente todas as áreas do conhecimento a saber: matemática, ciências naturais, música, linguagem, artes e filosofia.Os principais objetivos são estimular: 1) leitura e escrita. 2) a curiosidade epistemológica; 3) a compreensão do conhecimento científico e sua importância, 4) as descobertas científicas bem como pequenos experimentos por meio da observação da natureza. Os agentes envolvidos são docentes e discentes da escola municipal Jorge Amado, pais e comunidade, três professores e os alunos da UNILA, além de representantes do Polo Astronômico.

Descrição

Palavras-chave

Filosofia, Pré-socrática, Ciências

Citação