Pequenos filósofos em torno do relógio de Sol
Carregando...
Data
2018-11-30
Autores
Drielli, Andiara
Silva, Maria Vitória da
Nakayama, Patrícia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Proex/UNILA
Resumo
Neste projeto proporcionamos uma introdução à filosofia, em especial, através dos filósofos da natureza (ou Pré-socráticos), partindo da observação e das práticas com vistas a despertar a curiosidade epistemológica e a apropriação de conhecimentos significativos para a criança. A justificativa que embasa o projeto refere-se principalmente ao limitado conhecimento acerca da filosofia que é proporcionado aos alunos do ensino público municipal, bem como sobre seu meio e a dificuldade de situar-se enquanto cidadãos ativos no processo de construção da sociedade. Consideramos a introdução à Filosofia Pré-Socrática um importante elemento na formação das crianças justamente pelo fato de que, por estar na raiz da história da Filosofia, conjuga interdisciplinarmente todas as áreas do conhecimento a saber: matemática, ciências naturais, música, linguagem, artes e filosofia.Os principais objetivos são estimular: 1) leitura e escrita. 2) a curiosidade epistemológica; 3) a compreensão do conhecimento científico e sua importância, 4) as descobertas científicas bem como pequenos experimentos por meio da observação da natureza. Os agentes envolvidos são docentes e discentes da escola municipal Jorge Amado, pais e comunidade, três professores e os alunos da UNILA, além de representantes do Polo Astronômico.
Abstract
Descrição
Palavras-chave
Filosofia, Pré-socrática, Ciências