Projeto formação em língua brasileira de sinais - nível iniciante, intermédiario e avançado.
Carregando...
Data
2018-11-30
Autores
SIMONELLI, Riceli Juan Cardoso
FELLINI, Dinéia Ghizzo Neto
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Proex/Unila
Resumo
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) desde que foi oficializada em 2002, tem
sido referenciada em debates a respeito da sua implementação desde a
Educação Infantil. Sendo ela, a segunda língua utilizada oficialmente no Brasil,
a sua disseminação e utilização ainda é precária, isto se deve ao pouco
interesse dos órgãos responsáveis pelo âmbito educacional em propor o ensino
da mesma, como disciplina curricular, o que ajudaria decisivamente para a
verdadeira inclusão dos surdos na sociedade. Diante desses aspectos, o
presente projeto de extensão objetivou estimular as pessoas em geral a
buscarem conhecer a Libras e por meio dela, tornarem-se, talvez, profissionais
Tradutores e Intérpretes de Libras (TILS). O projeto trata-se de uma
continuidade da proposta anterior, aplicada em 2016 na UNILA, no entanto,
algumas diferenças estão presentes entre ambas. A primeira mudança neste
projeto é o período de oferta, ou seja, sendo oportunizado em dois anos,
iniciado em março de 2017 e com término em dezembro de 2018, com duas
horas semanais de aula e com 80% de práticas. Isso foi demasiadamente
importante, haja vista que o ensino de Libras exige um período maior de
aprendizagem. Outra diferença está na caracterização dele, pois o mesmo tem
como propósito, a formação de profissionais para atuarem com surdos nas
diferentes esferas sociais, sendo assim, possui três fases: iniciante,
intermediário e avançado. Com tal caracterização, o projeto ganha um caráter
mais consistente, possibilitando uma construção gradativa de conhecimentos,
bem como de aperfeiçoamento. Os resultados são até o momento, positivos,
isto porque tanto a duração exige comprometimento na participação dos
inscritos, como também pela questão central, as diferenças entre a Libras e as
demais línguas (modalidade e estrutura). Do total de 30 inscritos no inicio do
curso, 16 deles permanecem, e o mais importante, com intuito de realizar a
prova para TILS.
Abstract
Descrição
Palavras-chave
Libras, Formação, Extensão, Profissionais, SEUNI, SIEPE