Itens para a visualização no momento 125-144 of 148

    • Projeto de extensão no ensino técnico: Ampliando experiências na área de tecnologia do concreto 

      NICULAU, Carlson Felipe do Nascimento; DOS SANTOS, Ana Carolina Parapinski (Proex/Unila, 2018-11-30)
      O concreto pode ser considerado o material de construção mais vastamente utilizado no mercado da construção civil. Ampliar o conhecimento acerca da Tecnologia do Concreto garante a qualidade, a durabilidade, a estética ...
    • Projeto Eternizar-te: Prevenção de doenças cardiovasculares 

      SILVA, Caroline Sousa; HEIN, Geíza Lemos; FERMINO, Fabiana Aidar (Proex/Unila, 2018-11-30)
      Considerando a atual condição de saúde da população brasileira, verificada pela Pesquisa Nacional de Saúde em 2013, entende-se a necessidade de atuação em relação às doenças crônicas não transmissíveis através da promoção ...
    • Projeto Extensão "Literatura e ecocrítica na Escola III" 

      MARTINS, André Vitor de Lima; ASSIS, Wall; ANDRADE, Ligia K.M. (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      O presente visa analisar os resultados da ação de extensão “Literatura e Ecocrítica na Escola III”, promovida no município de Foz do Iguaçu (Brasil) a partir da experiência realizada na Escola Municipal Arnaldo Isidoro de ...
    • Projeto Extensão "Panambi: Poesia para crianças" 

      ROJAS, Liliana E.Z.; ASSIS, Wall; ANDRADE, Ligia K.M.; QUINTEIRO, Luis Castro (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      O projeto Panambi: poesia para crianças busca a transformação dos sujeitos por meio da poesia, da leitura, da imaginação e da criatividade. Trata-se de continuação de um trabalho desenvolvido com a atuação e participação ...
    • Projeto formação em língua brasileira de sinais - nível iniciante, intermédiario e avançado. 

      SIMONELLI, Riceli Juan Cardoso; FELLINI, Dinéia Ghizzo Neto (Proex/Unila, 2018-11-30)
      A Língua Brasileira de Sinais (Libras) desde que foi oficializada em 2002, tem sido referenciada em debates a respeito da sua implementação desde a Educação Infantil. Sendo ela, a segunda língua utilizada oficialmente ...
    • Projeto Terceira Margem - Técnicas contemplativas de purificação a mente e promoção do autoconhecimento 

      BECOCHE, Romel Tunubala; FELLINI, Dinéia Ghizzo Neto (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      A meditação em si e suas práticas complementares de expansão da consciência e purificação da mente pretende sempre oferecer ao partícipe, fundamentos que auxiliem na qualidade de vida diante dos inúmeros fluxos de estímulos ...
    • Promoción de salud en las escuelas. 

      Mosquera, Olga Lucía; Ayala, Pamela; Gamarra, Carmen Justina; Rojas, Cristian Antonio; Acosta, Liz; Elma, Grissanas; Penteado, Ana; Rodriguez, Jesus; Zarate, Blanca; Zoilán, Derlis Adolfo (Proex/Unila, 2018-11-30)
      El proyecto salud en las escuelas pretende desarrollar acciones diferenciadas que ayuden a reforzar los buenos hábitos de salud en los escolares. El objetivo del proyecto es rescatar, repasar y discutir informaciones ...
    • Uma proposta educativa a partir de práticas na construção de uma horta ecológica. 

      DIAS, Raquel Rodrigues; BECKER, Márcia Regina (Proex/Unila, 2018-11-30)
      O trabalho compreende a descrição de uma proposta educativa a partir da construção de uma horta ecológica, sendo essa, uma ação ligada ao projeto de extensão “A Prática na Construção do Conhecimento Científico”. ...
    • Propuesta de prácticas didácticas del proyecto Green Park 

      Carrizales Sánchez, Analis Yusmar; Oliveira Pontes, Alef Kevin; Piano Ghellere, Heloisa; Sarango Sarango, Nuri Esperanza; Ando Júnior, Oswaldo Hideo (Proex/Unila, 2018-11-30)
      El objetivo del trabajo es presentar los avances realizados en los Abordajes Pedagógicos y actividades lúdicas del proyecto SAVE, en estos meses, sus acciones temáticas que son realizadas, se enfocan la producción y el ...
    • Rasanbleman: Coletivo de estudos culturais haitianos 

      PUBIEN, Shellot; FRANCIQUE, Jouvenson; PERETI, Emerson (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      Como tentativa de contribuir para o desenvolvimento de políticas de acolhimento linguísticas, culturais, sociais e acadêmicas para as comunidades migrantes haitianas, este projeto propõe uma série de ações de contato ...
    • Reestruturação urbana e social da fronteira: Mapeamentos e debates. 

      Garciía Galindo, Karen Julieth; Silva, Paulo Roberto Costa; Angileli, Cecilia Maria de Morais Machado; Zandonade, Patricia (Proex/Unila, 2018-11-30)
      A Escola Popular de Planejamento da Cidade é uma metodologia de construção de conhecimento colaborativo que associa a pesquisa-ação e a educação popular tem como objetivo interferir na produção desigual das cidades. Tem ...
    • Reforço de matemática básica do ensino médio para a comunidade de Foz de Iguaçu na UNILA. 

      Rojas, Karen Liseth Gaviria; Ardila, Jonny Ardila (Proex/Unila, 2018-11-30)
      Este projeto de extensão tem como objetivo de atender o aluno para ter um melhor aproveitamento nas disciplinas que precisam de conhecimentos em matemática básica. Este trabalho será realizado por alunos do curso de ...
    • Seminarios abiertos sobre la palabra: entre la literatura y la política 

      LANZA, Mariano; CHECCHIA, Cristiane (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      Este proyecto de extensión consiste en la realización de seminarios abiertos a la comunidad para reflexionar sobre y a partir de la palabra: entre la literatura, la verdad y la política. Tales actividades serán realizadas ...
    • Sessão Clínica de Psiquiatria e Saúde Mental 

      SPAGNOL, Jhenifer Mezzomo; GOMES, Adriana Chalita (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      As Sessões Clínicas ocorrem em ambiente próprio de discussão, sendo elas realizadas mensalmente. Desse modo, são proporcionados momentos em que assuntos - pouco trabalhados durante a Graduação Médica - importantíssimos ...
    • Tecnociencia "camino al interés científico" 

      ARIAS ORTIZ, Francisco Javier; SOUSA GÓES, Márcio (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      Una de las misiones de las instituciones públicas y gratuitas de calidad instaladas en una ciudad es la búsqueda de fomentar prácticas, saberes y crear vínculos con la comunidad a su alrededor. En ese sentido el proyecto ...
    • Tekoha Guasu - Campanha pelo tombamento do marco da Três Fronteiras enquanto patrimônio cultural 

      COSTA, Nayara Ohana Soares; LOUVAIN, Pedro (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      Como resultado do exercício de plebiscito proposto pelo projeto de extensão Educação Patrimonial na UNILA, realizado com os discentes do fundamental do Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva, surgiu a ideia de pedir o ...
    • Tekoha Guasu IV - Educação Patrimonial Material e Imaterial 

      Duarte, Anderson; Barbosa, Welita; Louvain, Pedro (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      Tekoha Guasu em guarani significa “Aldeia Grande” ou “Nossa Grande Aldeia”, um conceito subjetivo que denota a uma concepção coletiva de pertencimento e comunidade. Partindo dessa concepção, o projeto de extensão de educação ...
    • Terra Oeste: Comunicando a agroecologia no Paraná 

      MENEZES, Mariana Gabriely da Silva; GARCÍA CRUZ, Franklin Oswaldo; FONSECA, Ana Silvia Andreu da (Proex/Unila, 2018-11-30)
      O Oeste do Paraná é atualmente dominado pelo agronegócio, que concentra boa parte das terras férteis, causando danos à saúde, ao meio ambiente e a pequenos produtores rurais. Neste cenário, a Agroecologia se apresenta ...
    • Trabalho doméstico tem valor! 

      GOMES, Mayara Aparecida; SCHNEIDER, Elen Cristiane (Proex/Unila, 2018-11-30)
      O projeto de extensão "Trabalho Doméstico tem Valor!" visa gerar redes e ações de protagonismo, ativismo e conscientização sobre o valor do trabalho doméstico. Através de métodos de educação popular feminista esta ação ...
    • UNILA a su alcance - UNILA ao seu alcance 

      Garcia, Karen Milena Zabala; Bautista, José Luis Choquecallo; Moreira, Rogério Motta; Maschio, Márcia Lurdes de Souza; Palmeira, Rafael Franca (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      El siguiente trabajo tiene como objetivo mostrar el proceso desarrollado en el proyecto de extensión: “Unila a su alcance” en donde se promovió la difusión de formas de ingreso en las universidades públicas y la Universidad ...