Navegação Ensino de Ciências e Matemática para Séries Finais - Ens. Fundamental por título
Itens para a visualização no momento 1-12 of 12
-
Uma aboradagem lúdica do tema transversal cultura africana no ensino de matemática
(2016)O universo pedagógico escolar deve ser construído de forma a assegurar não apenas a transmissão de conhecimentos aos alunos, mas a assimilação e contextualização destes conteúdos pelos mesmos, visando a construção, com ... -
Uma abordagem problematizada em química experimental
(2016)O processo de ensino que envolve a disciplina de Química vem sendo discutido cada vez mais nos últimos anos visando torná-la mais atrativa aos alunos e aumentar, ao mesmo tempo, assimilação dos conteúdos contidos na ... -
Aplicação da astronomia no ensino da matemática
(2016)O presente trabalho tem por finalidade mostrar algumas situações problema envolvendo a Matemática e Astronomia. Desde os tempos mais remotos, a Matemática e a Astronomia já se interligavam, os povos utilizaram elementos da ... -
A compreensão do conceito e operações básicas envolvendo frações com a utilização de materiais manipuláveis
(2016)Este trabalho busca respostas sobre os impactos causados no processo de ensino-aprendizagem pela utilização de materiais lúdicos manipuláveis em aulas de matemática, especificamente, no ensino de frações. O experimento foi ... -
Gamificação, lúdico e interdisciplinaridade como instrumentos de ensino
(2016)O objetivo geral é analisar gamificação como solução no processo de ensino. Os objetivos específicos são compreender a gamificação no processo de ensino e demonstrar ferramenta pedagógica gamificada interdisciplinar. A ... -
Geogebra: um recurso na construção do conhecimento de área e perímetro
(2016)No presente trabalho, avaliamos a funcionalidade do uso do software Geogebra para o ensino do conteúdo de áreas e perímetros para uma turma do sétimo ano do ensino fundamental. Para isso foram propostas 11 atividades ... -
A (Inter) Relação da matemática e a química: uma visão pontual de alunos do 1º ano do ensino médio
(2016)Em um ambiente escolar a (inter)relação entre disciplinas é um desafio para professores e alunos, uma vez que é necessário fazer com que um tema aborda - em determinada disciplina - tenha uma conexão direta com uma ou ... -
Modelagem matemática como ferramenta de ensino
(2016)O presente trabalho aborda a prática da Modelagem Matemática, concebida numa perspectiva de Ensino Matemática. Inicialmente, apresentamos algumas concepções de Modelagem Matemática, destacando algumas considerações para ... -
O raciocínio lógico entendido como disciplina no Estado do Mato Grosso do Sul
(2016)A Lógica é uma ciência que promove o desenvolvimento do raciocínio, contribuindo para o aprendizado, independente da disciplina que se pretende ensinar. Através de experiências do aprendizado do raciocínio lógico percebe-se ... -
Teoria e prática: uma sugestão utilizando modelagem matemática
(2016)O presente trabalho tem como objetivo expor e refletir as problemáticas do ensino de matemática brasileiro. Faz-se levantamentos acerca da formação dos professores e reflexões sobre a defasagem do ensino aprendizagem ... -
As TICs auxiliando o ensino da matemática na sala de apoio de aula do sexto ano
(2016)No presente trabalho foi investigado o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no contexto da sala de apoio a aprendizagem (SAA). Para verificar a efetividade desta ferramenta, aplicamos o uso de TICs para ... -
Utilização do blog como ferramenta de ensino
(2016)Essa pesquisa mostra o desfecho de um projeto efetuado com quinze professores da rede estadual de ensino, que teve como objetivo analisar a utilização do Blog no ensino e verificar a continuidade de seu emprego pelos ...