Modelagem matemática como ferramenta de ensino

Imagem de Miniatura

Data

2016

Autores

Santos, Marcos de Abreu dos

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente trabalho aborda a prática da Modelagem Matemática, concebida numa perspectiva de Ensino Matemática. Inicialmente, apresentamos algumas concepções de Modelagem Matemática, destacando algumas considerações para a sala de aula e a perspectiva de Modelagem de (BIEMBENGUT & HEIN, 2005), principal referencial teórico-bibliográfico dessa pesquisa. Nossa metodologia de pesquisa qualitativa contempla a sugestão de uma Atividade de Modelagem Matemática ao tema voltado para estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental: A Planta Baixa de uma Casa. As Considerações Finais do nosso trabalho apontam que o desenvolvimento de Atividades de Modelagem Matemática contribui para o repensar de um ensino voltado para uma aprendizagem diferenciada, motivadora, situada, interessante e com significados reais para os estudantes, além de fomentar nesses estudantes uma formação integral em seus aspectos sociais, culturais, críticos e relacionais.
This paper presents a study that addresses the practice of Mathematical Modeling, designed in Mathematics Education perspective. Initially, we present some mathematical modeling concepts, highlighting some considerations for the mathematics classroom and the prospect Modeling (BIEMBENGUT & HEIN, 2005), the main theoretical and bibliographic references of our research. Our qualitative research methodology includes the suggestion of a Modeling Activity Mathematics the subject aimed at students of the 9th grade of elementary school: The Floor Plan of a house. The Final Remarks of our study show that the development of mathematical modeling activities contributes to the rethinking of a targeted education for differentiated learning, motivating, located, interesting and real meaning for students, and encourage these students a comprehensive training their social, cultural, critical and relational.

Abstract

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Ensino de Ciências e Matemática. Orientador: Prof. Dr. Eduardo do Carmo.

Palavras-chave

Educação - ensino de matemática

Citação

SANTOS, M. A,. Modelagem Matemática como Ferramenta de Ensino. 2016.00. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Programa de Pós – Graduação Lato Sensu de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática para Séries Finais – Ensino Fundamental - 6o ao 9o ano da Universidade Federal da Integração Latino- Americana. 2016