Utilização do blog como ferramenta de ensino
Abstract
Essa pesquisa mostra o desfecho de um projeto efetuado com quinze professores da rede
estadual de ensino, que teve como objetivo analisar a utilização do Blog no ensino e verificar
a continuidade de seu emprego pelos professores. Dessa forma, o Blog pode se tornar uma
opção a mais aos professores, uma ferramenta útil para o processo de ensino - aprendizagem.
Acarreta em uma chance de ter-se uma educação mais adequada, não esquecendo, que o
professor também, ao manusear o Blog, argumentará sobre os modos corretos de se aproveitar
a internet. As principais contribuições teóricas utilizadas neste estudo foram de Filho e Pontes
(2011), Hamze (2014), Pocinho e Gaspar (2012). Estes autores compreendem a relevância da
utilização das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no ambiente escolar e como
os professores são fundamentais para transformar esses dados em conhecimentos. A pesquisa
foi bibliográfica e de levantamento, para coleta de dados utilizou-se de questionário. A análise
do projeto apresentou que os professores integrantes demonstram-se contentes com a
utilização do Blog e animados a continuarem a utilizar, mas declaram que para o emprego da
ferramenta com maior frequência necessitam de tempo e melhores estruturas em suas escolas. This research shows the outcome of a project carried out with fifteen teachers from state
schools, which aimed to analyze the use of the Blog in teaching and verify the continuity of
their employment by teachers. Thus, the blog can become an additional option for teachers, a
useful tool for teaching - learning process. Brings in a chance to have a better education, not
forgetting that the teacher also, when handling the Blog, argue about the correct ways to
leverage the internet. The main theoretical contributions used in this study were of the Filho
and Pontes (2011), Hamze (2014), Pocinho and Gaspar (2012). These authors understand the
relevance of the use of New Information and Communication Technologies at school and how
teachers are essential to transform this data into knowledge. The research was literature and
survey for data collection was used questionnaire. The project analysis showed that the
members demonstrate teachers are content with the use of the Blog and encouraged to
continue to use, but to declare that the use of the tool most often need time and better
structures in their schools.