Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 13
A Mídia e o Ensino de Geografia: uma Análise sobre as Concepções de Fronteira
(2022)
O cerne deste trabalho fundamenta-se sobre a necessidade de se pensar o ensino de
Geografia como campo multiescalar, dotado de espaços e tempos próprios. O viés
Geopolítico dos mecanismos de comunicação de massa apresenta-se ...
A Pedagogia Histórico-crítica: uma Análise da Construção dos Currículos
(2022)
Este trabalho fundamenta-se na necessidade de um debate ativo sobre as diferentes concepções de currículos, as diferentes organizações possíveis do mesmo, seus agentes influenciadores e suas consequências na formação de ...
A Formação do Currículo ma Era Globalizada: Por uma Crítica à Construção do Ensino Hegemônico no Brasil
(2022)
A presente pesquisa visa promover reflexões sobre a globalização e suas implicações na
padronização curricular a partir do século XX e início do século XXI. Tendo como recorte
temporal o período iminente à Segunda Guerra ...
Construção de um Espaço Escolar no Campo: Análise de Caso da Escola Zumbi dos Palmares no Assentamento Valmir Mota Oliveira - Cascavel/PR
(2022)
O presente estudo analisou a construção de um espaço escolar do campo na zona rural do município de Cascavel-PR. A Escola Municipal do Campo Zumbi dos Palmares, dentro do assentamento Valmir Mota de Oliveira representa, ...
Aquecimento Global e Uso do Livro Didático de Geografia no Ensino Fundamental II
(2022)
Esta pesquisa visa demonstrar práticas pedagógicas na disciplina de Geografia, para o
ensino fundamental, mais precisamente para o 9ºano sobre a temática das Mudanças
Climáticas e Aquecimento Global, debatendo sobre as ...
A Dicotomia entre Geografia Física e Humana na BNCC: os Impactos para a Formação Contínua Docente
(2022)
Este artigo pretende analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir das
discussões sobre a dicotomia entre Geografia Física e Geografia Humana, buscando
compreender como as habilidades da disciplina de Geografia ...
A Cultura Caiçara na Baía da Ilha Grande - RJ e o Ensino de Geografia
(2022)
Visto que os descendentes atuais do povo caiçara da Ilha Grande - RJ já não praticam mais os costumes da cultura como antigamente, a representação cultural local pode estar em um processo de desvalorização. À vista disso, ...
O Uso de Recursos Paradidáticos no Ensino de Geografia com Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA): Possibilidades e Desafios em Tempos de Pandemia da Sars2- Covid-19
(2022)
Esta pesquisa tem o intuito de demonstrar a produção de materiais paradidáticos
elaborados com as temáticas sobre fenômenos da natureza e de Biogeografia para
indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em idade ...
Enseñanza de Geografía Escolar con Énfasis en Deficiencia Visual: Secuencia Didáctica por Medio de la Pedagogía Histórico Crítica. Un Aporte a la Escuela Inclusiva
(2022)
Este trabalho é a geografia escolar com ênfase em deficiência visual através de
sequência didática. O objetivo geral é promover a aprendizagem de conteúdos
geográficos relativos à representação espacial em crianças com ...
Instrumentalização do Raciocínio Geográfico contra a Visão Estereotipada do Oriente Médio na BNCC e nos Livros Didáticos
(2022)
Neste trabalho procura-se enfatizar as diversas formas de como o Oriente Médio é
apresentado nos livros didáticos. Por conseguinte, busca-se identificar os elementos que
caracterizam o Oriente Médio nestes materiais ...