O RAP como meio para a construção de consciência histórica: debates a respeito de caminhos que viabilizem a aplicação dos Estudos da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas
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Date
2018-01-15Author
Moreira, Bianca Xavier
Alves, Ronaldo Cardoso
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Ao longo da História, o Brasil tem assumido compromissos internacionais para o
combate ao racismo e à discriminação, tais como a Convenção Relativa a Luta contra a
Discriminação no campo do Ensino adotada pela Conferência Geral da UNESCO em sua 11a
sessão reunida em Paris de 14 de novembro à 15 de dezembro de 1960, e a III Conferência
Mundial contra o Racismo, a Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata,
ocorrida na cidade de Durban, na África do Sul, em 2001. Após estes eventos foi criado, por
meio de decreto presidencial, o Conselho Nacional de Combate à Discriminação (CNCD)
cujos objetivos foram o incentivo e a criação de políticas públicas afirmativas de promoção da
igualdade e da proteção dos direitos de indivíduos e de grupos sociais e étnicos, afetados por
discriminação racial e por demais formas de intolerância (JACCOUD, 2002, p.23).