Organização dos atendimentos de saúde aos estrangeiros de um município da tríplice fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina): uma análise da política
Carregando...
Data
2018-07-27
Autores
Strada, Cinthya de Fátima Oliveira
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Foi realizada uma caracterização e analise da política do atendimento prestado pelas
Unidades Básicas de Saúde (UBS) aos pacientes estrangeiros residentes ou não no
município de Foz do Iguaçu–PR entre 2010 e 2016 para compreender a percepção dos
profissionais de saúde que realizaram esse atendimento à população estudada. Pesquisa
quanti-qualitativa com coleta sistemática de dados sobre a população estrangeira que
frequentou as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Foz do Iguaçu-PR entre 2010 e
2016. Foram escolhidas seis unidades de saúde, por estarem localizadas em Distritos
Sanitários diferentes do município, e ainda apresentarem características semelhantes,
pois são consideradas portas de entrada para os usuários do SUS. Foram levantados
dados quantitativos sobre a existência da população nas bases de dados, por meio dos
prontuários (papel e eletrônico) no período de 2010 a 2016 que procuraram os serviços de
saúde. Esse recorte temporal foi escolhido devido aos problemas relacionados com as
emissões do cartão SUS para estrangeiros no período de 2010 a 2016. O município que
tem aproximadamente 300 mil habitantes possuía 800 mil cartões SUS cadastrados,
como foi noticiado naquele período. Na pesquisa qualitativa exploratório, foram aplicadas
entrevistas semi-estruturadas com informantes-chaves: gerentes das UBSs, com o
objetivo de descobrir se os profissionais de saúde estavam ou não de posse das
informações sobre o atendimento à população estrangeira e o conhecimento das políticas
de saúde existentes para essa demanda, e ainda se esses gestores locais conhecem
sobre o plano operacional dos gestores do município para o atendimento aos estrangeiros
nos serviços de saúde. Resultados: Os atendimentos dos estrangeiros correspondem em
menos de 1% dos atendimentos registrados no SAÚDEFOZ em 83% das UBSs
pesquisadas, insuficiência de registro ou falta de sistematização para arquivar dados de
atendimentos tanto de usuários brasileiros quanto de estrangeiros nas UBSs
pesquisadas, além do desconhecimento por parte dos profissionais entrevistados a
respeito do fluxo destes atendimentos a usuários estrangeiros. Conclusão: Algumas
estratégias são identificadas e são adotadas por gestores e profissionais, como a
utilização do Cartão do Sus para o controle dos atendimentos e tornar a UBS mais
resolutiva para a demanda espontânea.
A characterization and analysis of the policy of care provided by the Basic Health Units (BHU) to foreign patients resident or not in the city of Foz do Iguaçu-PR between 2010 and 2016 was carried out to understand the perception of health professionals who performed this care study population. Quantitative-qualitative research with systematic data collection on the foreign population that attended the Basic Health Units (BHU) of Foz do Iguaçu-PR between 2010 and 2016. Six health units were chosen because they are located in different Sanitary Districts of the municipality , and still present similar characteristics, since they are considered entry ports for SUS users. Quantitative data were collected on the existence of the population in the databases, through medical records (paper and electronic) in the period from 2010 to 2016 that sought health services. This time cut was chosen due to the problems related to SUS card issuance for foreigners in the period from 2010 to 2016. The municipality that has approximately 300 thousand inhabitants had 800 thousand SUS cards registered, as was reported in that period. In the exploratory qualitative research, semi- structured interviews with key informants were conducted: managers of the UBSs, with the objective of finding out whether or not health professionals were in possession of the information about the service to the foreign population and the knowledge of the health policies existing ones for this demand, and even if these local managers know about the operational plan of the managers of the municipality for the service to foreigners in the health services. Results: Inquiries by foreigners correspond to less than 1% of the visits recorded in SAÚDEFOZ in 83% of the UBSs surveyed, insufficiency of registration or lack of systematization to file data from Brazilian and foreign users at the UBSs surveyed, as well as ignorance by the professionals interviewed about the flow of these services to foreign users. Conclusion: Some strategies are identified and adopted by managers and professionals, such as the use of Sus Card to control attendance and make UBS more resilient to spontaneous demand
Se realizó una caracterización y análisis político de la atención prestada por las Unidades Básicas de Salud (UBS) a los pacientes extranjeros residentes o no en el municipio de Foz do Iguazú-PR entre 2010 y 2016 para comprender la percepción de los profesionales de salud que realizaron esa atención a la población estudiados. Investigación cuantitativa con colecta sistemática de datos sobre la población extranjera que frecuentó las Unidades Básicas de Salud (UBS) de Foz do Iguazú-PR entre 2010 y 2016. Se eligieron seis unidades de salud, por estar ubicadas en Distritos Sanitarios diferentes del municipio, y aún presentan características similares, pues se consideran puertos de entrada para los usuarios del SUS. Se levantaron datos cuantitativos sobre la existencia de la población en las bases de datos, por medio de los prontuarios (papel y electrónico) en el período de 2010 a 2016 que buscaban los servicios de salud. Este recorte temporal fue escogido debido a los problemas relacionados con las emisiones de la tarjeta SUS para extranjeros en el período de 2010 a 2016. El municipio que tiene aproximadamente 300 mil habitantes poseía 800 mil tarjetas SUS registrados, como se informó en aquel período. En la investigación cualitativa exploratoria, se aplicaron entrevistas semiestructuradas con informantes claves: gerentes de las UBSs, con el objetivo de descubrir si los profesionales de salud estaban o no en posesión de las informaciones sobre la atención a la población extranjera y el conocimiento de las políticas de salud para esta demanda, y aún si esos gestores locales conocen sobre el plan operativo de los gestores del municipio para la atención a los extranjeros en los servicios de salud. Resultados: Las atenciones de los extranjeros corresponden en menos del 1% de las atenciones registradas en el SAÚDEFOZ en el 83% de las UBSs encuestadas, insuficiencia de registro o falta de sistematización para archivar datos de atenciones tanto de usuarios brasileños y de extranjeros en las UBSs investigadas, además del desconocimiento por parte de los profesionales entrevistados respecto al flujo de estas atenciones a usuarios extranjeros. Conclusión: Algunas estrategias son identificadas y son adoptadas por gestores y profesionales, como la utilización de la tarjeta de Sus para el control de las atenciones y hacer la UBS más resolutiva para la demanda espontánea
A characterization and analysis of the policy of care provided by the Basic Health Units (BHU) to foreign patients resident or not in the city of Foz do Iguaçu-PR between 2010 and 2016 was carried out to understand the perception of health professionals who performed this care study population. Quantitative-qualitative research with systematic data collection on the foreign population that attended the Basic Health Units (BHU) of Foz do Iguaçu-PR between 2010 and 2016. Six health units were chosen because they are located in different Sanitary Districts of the municipality , and still present similar characteristics, since they are considered entry ports for SUS users. Quantitative data were collected on the existence of the population in the databases, through medical records (paper and electronic) in the period from 2010 to 2016 that sought health services. This time cut was chosen due to the problems related to SUS card issuance for foreigners in the period from 2010 to 2016. The municipality that has approximately 300 thousand inhabitants had 800 thousand SUS cards registered, as was reported in that period. In the exploratory qualitative research, semi- structured interviews with key informants were conducted: managers of the UBSs, with the objective of finding out whether or not health professionals were in possession of the information about the service to the foreign population and the knowledge of the health policies existing ones for this demand, and even if these local managers know about the operational plan of the managers of the municipality for the service to foreigners in the health services. Results: Inquiries by foreigners correspond to less than 1% of the visits recorded in SAÚDEFOZ in 83% of the UBSs surveyed, insufficiency of registration or lack of systematization to file data from Brazilian and foreign users at the UBSs surveyed, as well as ignorance by the professionals interviewed about the flow of these services to foreign users. Conclusion: Some strategies are identified and adopted by managers and professionals, such as the use of Sus Card to control attendance and make UBS more resilient to spontaneous demand
Se realizó una caracterización y análisis político de la atención prestada por las Unidades Básicas de Salud (UBS) a los pacientes extranjeros residentes o no en el municipio de Foz do Iguazú-PR entre 2010 y 2016 para comprender la percepción de los profesionales de salud que realizaron esa atención a la población estudiados. Investigación cuantitativa con colecta sistemática de datos sobre la población extranjera que frecuentó las Unidades Básicas de Salud (UBS) de Foz do Iguazú-PR entre 2010 y 2016. Se eligieron seis unidades de salud, por estar ubicadas en Distritos Sanitarios diferentes del municipio, y aún presentan características similares, pues se consideran puertos de entrada para los usuarios del SUS. Se levantaron datos cuantitativos sobre la existencia de la población en las bases de datos, por medio de los prontuarios (papel y electrónico) en el período de 2010 a 2016 que buscaban los servicios de salud. Este recorte temporal fue escogido debido a los problemas relacionados con las emisiones de la tarjeta SUS para extranjeros en el período de 2010 a 2016. El municipio que tiene aproximadamente 300 mil habitantes poseía 800 mil tarjetas SUS registrados, como se informó en aquel período. En la investigación cualitativa exploratoria, se aplicaron entrevistas semiestructuradas con informantes claves: gerentes de las UBSs, con el objetivo de descubrir si los profesionales de salud estaban o no en posesión de las informaciones sobre la atención a la población extranjera y el conocimiento de las políticas de salud para esta demanda, y aún si esos gestores locales conocen sobre el plan operativo de los gestores del municipio para la atención a los extranjeros en los servicios de salud. Resultados: Las atenciones de los extranjeros corresponden en menos del 1% de las atenciones registradas en el SAÚDEFOZ en el 83% de las UBSs encuestadas, insuficiencia de registro o falta de sistematización para archivar datos de atenciones tanto de usuarios brasileños y de extranjeros en las UBSs investigadas, además del desconocimiento por parte de los profesionales entrevistados respecto al flujo de estas atenciones a usuarios extranjeros. Conclusión: Algunas estrategias son identificadas y son adoptadas por gestores y profesionales, como la utilización de la tarjeta de Sus para el control de las atenciones y hacer la UBS más resolutiva para la demanda espontánea
Abstract
Descrição
Dissertação apresentada ao Programa de
Pós-Graduação em Políticas Públicas e
Desenvolvimento da Universidade Federal
da Integração Latino-Americana, como
requisito parcial à obtenção do título de
Mestra
em
Políticas
Públicas
e
Desenvolvimento.
Orientador: Prof. Dr. Walfrido Kühl Svoboda
Palavras-chave
Políticas Públicas, Saúde - Tríplice Fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai), Unidade Básica de Saúde
Citação
STRADA, Cinthya de Fátima Oliveira. Organização dos atendimentos de saúde aos estrangeiros de um município da tríplice fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina): uma análise da política. 2018. 116 p. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e
Desenvolvimento) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Foz do Iguaçu, 2018.