Problematização da publicidade de alimentos com adolescentes: utilização de vídeo como aporte educativo.
Resumo
O comportamento alimentar é influenciado por diversos fatores, entre eles, a
influência da publicidade e propaganda de alimentos constitui um importante
fator, o qual vem a ser considerado no presente estudo. Quanto a essa
influência publicitária, o público infanto-juvenil apresenta-se como importante
alvo das estratégias de venda da indústria alimentícia, em decorrência,
principalmente, da situação de desenvolvimento biopsicossocial em que o
mesmo se encontra. Neste sentido, teve-se como objetivo do trabalho analisar
a percepção de adolescentes sobre a influência da publicidade de alimentos
nas escolhas e práticas alimentares. A partir disso, buscou-se identificar as
críticas e as estratégias apontadas pelos adolescentes acerca da publicidade
de alimentos por meio de uma vivência problematizadora. E para tanto, foram
sujeitos dessa pesquisa 10 adolescentes matriculados no 9o ano, com idades
variadas de 13 a 16 anos, sendo cinco alunos do sexo masculino e cinco do
sexo feminino, de uma Escola Estadual do município de Foz do Iguaçu – PR. O
estudo foi realizado através de entrevistas por meio de grupo focal, e baseou-
se no método pedagógico problematizador e dialógico de Paulo Freire, ao
problematizar com os alunos as questões do cotidiano onde a publicidade de
alimentos se insere, buscando dar voz aos adolescentes. Partindo da
importância da problematização na construção do conhecimento e na
conscientização por parte do educando, estratégias como as de Educação
Popular em Saúde, que visam o diálogo entre os saberes popular e científico e
valorizam a interdisciplinaridade, apresentam-se como possíveis alternativas ao
modelo de educação tradicional, que valoriza apenas o saber científico e a
disciplinarização. Utilizando como aporte educativo o vídeo “Comer... o fruto ou
produto?”, desenvolvido por profissionais da Unicamp, procurou-se discutir a
temática da influência da publicidade de alimentos nos hábitos alimentares. E a
partir da exibição do vídeo e do diálogo estabelecido com os alunos, observou-
se a pouca proximidade dos adolescentes com o tema, muito provavelmente
pelo fato de o mesmo não ser tratado em profundidade no ambiente escolar.
Esses fatos puderam levar à conclusão de que há a necessidade de debates
acerca da construção de abordagens interdisciplinares, dado que os assuntos
demandados pelos alunos de forma espontânea, assuntos estes,
representados nas realidades vividas, para continuidade das ações educativas,
sirvam para estimular o pensamento crítico e autônomo dos mesmos The eating behavior is influenced by several factors, among them, the influence
of the publicity and advertising of foods make an important factor, which is view
in this study. About the influence of the publicity, the children and young people
show as an important aim to the sales strategies of the food industry, mainly, as
a result, from the situation of the biopsychosocial development, where they are.
In this approach, this study had as a goal to analyze the perception of the
teenagers about the influence of the publicity of foods in eating habits. From
this, was sought to identify the criticism and strategies pointed by the teenagers
about the publicity of foods through the problem-posing experience. Therefore,
10 teenagers between 13 and 16 years old, whose were enrolled in 9th grade,
were subjects in this study, they were 5 male students and 5 female students,
from a state school from Foz do Iguaçu-PR. The study was conducted through
interviews with focus groups, and was based on problem-posing and dialogic
teaching method of Paulo Freire, to discuss with students everyday issues
where the food advertising is inserted. Seeking to give a voice to the teenagers.
Starting from the importance of the problem-posing in the construction of
knowledge and awareness of educating strategies such as popular education in
health, that aimed the dialogue between the popular and scientific knowledge
and value interdisciplinarity, present themselves as alternatives to the traditional
education model that values only the scientific knowledge and the disciplining.
Using as an educational contribution the video “Comer... O fruto ou o produto?”,
developed by professionals from Unicamp, was discussed the issue of the
influence of food advertising in eating habits. And from the video display and the
dialogue established with the students, there was a certain lack of interest in
discussing that subject precisely because they have not been properly dealt
with in the school environment. These facts could lead to the conclusion that
there is a need for debate about the construction of interdisciplinary
approaches, given that the issues demanded by the students are varied in order
to generate the interest and to stimulate the critical thinking and independent of
them