Formação permanente de educadores(as) e a apropriação pedagógica das TICs: relatos de uma experiência extensionista

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Data

2017

Autores

Malaggi, Vitor
Siementkowski, Bruna Carolina

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Editor

Proex/Unila

Resumo

O artigo apresenta e discute os resultados alcançados na Ação de Extensão “Oficinas de TICs e Planejamento Pedagógico”, vinculada ao Programa “Formação permanente de educador@s: saberes e práticas necessárias à docência na cultura digital”. A atividade extensionista foi realizada com professores(as) da Educação Básica da Rede Municipal de Florianópolis, visando a apropriação pedagógica das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) pelos sujeitos participantes. Em síntese, percebemos na práxis extensionista o potencial da dimensão autoral e colaborativa das TICs no ensino-aprendizagem, bem como a importância da intencionalidade pedagógica no trabalho com tais artefatos tecnológicos. Contudo, tais potenciais ainda encontram resistências no contexto escolar, principalmente pelas compreensões instrumentais das TICs na Educação

Descrição

Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área Temática: Educação

Palavras-chave

Formação - docência, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Cultura digital

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