CAUs, saberes e territórios: espaço[s] de interação para os novos cursos de arquitetura com as comunidades do interior
Abstract
A principal questão a ser debatida neste trabalho de conclusão de curso é a
formação profissional em Arquitetura e Urbanismo no Brasil, a partir dos novos
cursos de graduação e, especialmente, do ponto de vista estudantil. Pretende-se
analisar a formação comparando duas universidades novas no interior do país,
com duas universidades consolidadas em capitais. Em adição à inserção
territorial destes cursos, analisaremos como os distintos saberes de uma maior
diversidade estudantil no ensino superior nos últimos anos pode colaborar para
melhorar e pluralizar a capacitação na área. Não menos importante será debater a
influência dos espaços arquitetônicos no processo de graduação. Este trabalho
finaliza com uma proposta de espaço de interação entre os cursos de arquitetura
com as comunidades situadas no interior do território La principal cuestión a ser debatida es formación professional en Arquitectura y
Urbanismo en Brazil, a partir de los nuevos cursos de graduación, especialmente,
desde el punto de vista estudiantil. Se pretende analizar la formación comparando
dos universidades nuevas en el interior del país, con dos universidades
consolidadas en capitales. Además de la inserción territorial de estos cursos,
analizaremos como los distintos saberes de una mayor diversidad estudiantil en la
enseñanza superior en los ultimos años puede colaborar para mejorar y pluralizar
capacitación del área. No menos importante será debatir la influencia de los
espacios arquitectónicos en el proceso de graduación. Este trabajo encerrasse
com uma propuesta de espacio de interacion entre las carreras de arquitectura
con las comunidades el interior del território The main subject discussed is the Architecture and Urban Planning professional
qualification through the opening of new undergraduate courses in Brazil,
especially from the student perspective. Attempting to analyze professional training
by comparing two new universities in the countryside with two universities
established in capital cities. In addition to the territorial insertion of the courses, we
will study how a wider students knowledge diversity in higher education in the
recent years can collaborate to improve and pluralize the capacitation on the field.
Another question to discuss is the influence of architectural spaces in the
graduation process. This paperwork ends with a propose of space to the
architecture curses interation with the local communities