CAUs, saberes e territórios: espaço[s] de interação para os novos cursos de arquitetura com as comunidades do interior
Carregando...
Data
2017-12-15
Autores
Gonçalves, Lucca Grzeczeczen
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A principal questão a ser debatida neste trabalho de conclusão de curso é a
formação profissional em Arquitetura e Urbanismo no Brasil, a partir dos novos
cursos de graduação e, especialmente, do ponto de vista estudantil. Pretende-se
analisar a formação comparando duas universidades novas no interior do país,
com duas universidades consolidadas em capitais. Em adição à inserção
territorial destes cursos, analisaremos como os distintos saberes de uma maior
diversidade estudantil no ensino superior nos últimos anos pode colaborar para
melhorar e pluralizar a capacitação na área. Não menos importante será debater a
influência dos espaços arquitetônicos no processo de graduação. Este trabalho
finaliza com uma proposta de espaço de interação entre os cursos de arquitetura
com as comunidades situadas no interior do território
La principal cuestión a ser debatida es formación professional en Arquitectura y Urbanismo en Brazil, a partir de los nuevos cursos de graduación, especialmente, desde el punto de vista estudiantil. Se pretende analizar la formación comparando dos universidades nuevas en el interior del país, con dos universidades consolidadas en capitales. Además de la inserción territorial de estos cursos, analizaremos como los distintos saberes de una mayor diversidad estudiantil en la enseñanza superior en los ultimos años puede colaborar para mejorar y pluralizar capacitación del área. No menos importante será debatir la influencia de los espacios arquitectónicos en el proceso de graduación. Este trabajo encerrasse com uma propuesta de espacio de interacion entre las carreras de arquitectura con las comunidades el interior del território
The main subject discussed is the Architecture and Urban Planning professional qualification through the opening of new undergraduate courses in Brazil, especially from the student perspective. Attempting to analyze professional training by comparing two new universities in the countryside with two universities established in capital cities. In addition to the territorial insertion of the courses, we will study how a wider students knowledge diversity in higher education in the recent years can collaborate to improve and pluralize the capacitation on the field. Another question to discuss is the influence of architectural spaces in the graduation process. This paperwork ends with a propose of space to the architecture curses interation with the local communities
La principal cuestión a ser debatida es formación professional en Arquitectura y Urbanismo en Brazil, a partir de los nuevos cursos de graduación, especialmente, desde el punto de vista estudiantil. Se pretende analizar la formación comparando dos universidades nuevas en el interior del país, con dos universidades consolidadas en capitales. Además de la inserción territorial de estos cursos, analizaremos como los distintos saberes de una mayor diversidad estudiantil en la enseñanza superior en los ultimos años puede colaborar para mejorar y pluralizar capacitación del área. No menos importante será debatir la influencia de los espacios arquitectónicos en el proceso de graduación. Este trabajo encerrasse com uma propuesta de espacio de interacion entre las carreras de arquitectura con las comunidades el interior del território
The main subject discussed is the Architecture and Urban Planning professional qualification through the opening of new undergraduate courses in Brazil, especially from the student perspective. Attempting to analyze professional training by comparing two new universities in the countryside with two universities established in capital cities. In addition to the territorial insertion of the courses, we will study how a wider students knowledge diversity in higher education in the recent years can collaborate to improve and pluralize the capacitation on the field. Another question to discuss is the influence of architectural spaces in the graduation process. This paperwork ends with a propose of space to the architecture curses interation with the local communities
Abstract
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso II
apresentado ao Instituto Latino-Americano
de Tecnologia, Infraestructura e Território
da Universidade Federal da Integração
Latino-Americana, como requisito para
obtenção do título de bacharel em
Arquitetura e Urbanismo.
Orientadora: Professora doutora Andréia
Moassab
Palavras-chave
Arquitetura e Urbanismo, Interior do país - Brasil
Citação
GONÇALVES, Lucca Grzeczeczen. CAUs, saberes e territórios: espaço[s] de interação para os novos cursos de arquitetura com as comunidades do interior. 2017. 112 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2017.