A formação do professor formador de leitores e o texto infanto-juvenil
Carregando...
Data
2017-10
Autores
Toledo, Naiani Borges
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar por meio de pesquisas bibliográficas
como está se desenvolvendo a teoria e a prática do ensino da literatura infanto-
juvenil e a importância desses textos para ampliar nos alunos o gosto pela leitura e
o senso crítico, haja vista que o letramento literário difere de todos os demais, pois
propicia ao estudante torna-se um sujeito apto a refletir sobre as situações que o
rodeiam e a participar e transformar as realidades existentes, dessa forma,
exercendo efetivamente a sua cidadania. Para melhor compreensão do tema será
analisado a história da leitura em um contexto geral e também especificamente no
contexto brasileiro e por fim ponderaremos também sobre a relevância da formação
do professor que será formador de leitores e de seu papel como mediador
This article aims to analyze through bibliographical researches how the theory and practice of teaching children's literature are being developed and the importance of these texts to expand in the students the taste for reading and the critical sense, given that the literary literacy differs from all others, because it allows the student becomes a subject able to reflect on the situations that surround him and to participate and transform the existing realities effectively exercising his citizenship. For a better understanding of the theme, we will analyze the history of reading in a general context and also specifically in the Brazilian context and finally we will also consider the relevance of the teacher's academic education that will be a teacher's reading and its role as mediator
This article aims to analyze through bibliographical researches how the theory and practice of teaching children's literature are being developed and the importance of these texts to expand in the students the taste for reading and the critical sense, given that the literary literacy differs from all others, because it allows the student becomes a subject able to reflect on the situations that surround him and to participate and transform the existing realities effectively exercising his citizenship. For a better understanding of the theme, we will analyze the history of reading in a general context and also specifically in the Brazilian context and finally we will also consider the relevance of the teacher's academic education that will be a teacher's reading and its role as mediator
Abstract
Descrição
O I Encontro Internacional do MALOCA Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul teve por objetivo apresentar os resultados do seu primeiro triênio (2014-2016) e debater os rumos das pesquisas do grupo para o triênio 2017-2019.
Divulgamos agora os Anais Eletrônicos do I Encontro, que aconteceu em outubro de 2017 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Confiram no link: https://revistas.unila.edu.br/anaismaloca/index :)
Palavras-chave
Leitura, Letramento, Literatura infanto-juvenil, Mediação