'Jorge, o Brabo' - cenário discursivo de uma crônica do informativo Unicon

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-10

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

No presente artigo pretendemos analisar a crônica Jorge, o Brabo, o homem que queria ver Deus, pertencente à edição no 125, de abril de 1987 do periódico intitulado Informativo Unicon, que circulou no período que compreende entre 1978-1988 com periodicidade quinzenal na região da Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu - Foz do Iguaçu, Cascavel, Ciudad del Este 29 , Hernandarias e em outras cidades do entorno. O objetivo do trabalho é, a partir da abordagem teórica e metodológica da Análise do Discurso analisar as formações discursivas (FD) e formações ideológicas (FI) presentes no discurso enunciado pelo sujeito da crônica. Observa-se, de início, que há uma tensão nas relações de forças e de sentidos, que perpassa o discurso analisado, uma vez que o Informativo surgiu e foi veiculado em meio aos impactos da construção da Usina de Itaipu, da ditadura militar, dos discursos ideológicos que vigoravam no período e de enfrentamento entre diferentes grupos sociais.
En el presente artículo pretendimos analisar la crônica ―Jorge, o Brabo, o homem que queria ver Deus” pertenencente a la edición no 125, de abril de 1987, del periodico titulado Informativo Unicon, que ha circulado em el período que compreende entre 1878-1988, com periodicidad quincenal em la región de la Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu – Foz do Iguaçu, Cascavel, Ciudad del Este, Hernandarias y em outras ciudades del entorno. El objetivo del trabajo es partir desde el enfoque teórico y metodológico de la análisis del discurso para analizar las formaciones discursivas (FD) y las formaciones ideológicas (FI) presentes en el discurso enunciado por el autor de la crónica. Se observa, en primer lugar, que ha una tensión en las relaciones de fuerzas y de sentidos, que atraviesa el discurso analizado, una vez que el periódico surgió y fue veiculado en medio de los impactos de la construcción de la represa de Itaipú, de la dictadura militar, de los discursos ideológicos que prevalecieron en el período y de la confrontación entre diferentes grupos sociales

Descrição

O I Encontro Internacional do MALOCA Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul teve por objetivo apresentar os resultados do seu primeiro triênio (2014-2016) e debater os rumos das pesquisas do grupo para o triênio 2017-2019. Divulgamos agora os Anais Eletrônicos do I Encontro, que aconteceu em outubro de 2017 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Confiram no link: https://revistas.unila.edu.br/anaismaloca/index :)

Palavras-chave

Crônica - discurso, Informativo Unicon

Citação