O gênero abstract: questões de compreensão e produção textual

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-08-23

Autores

Silva, Marcos Paulo da

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL

Resumo

O gênero abstract/resumo é a segunda parte mais lida em um artigo científico, ficando para traz apenas do título do trabalho. No abstract/resumo, devem ser apresentadas, concisamente, as informações mais importantes do artigo, essenciais para uma rápida compreensão do teor do trabalho pelo leitor, tais como contextualização, objetivos, método, resultados e considerações finais. No entanto, embora a compreensão do gênero seja fundamental para o desenvolvimento de competências em escrita acadêmica, muitos estudantes apresentam dificuldades no momento de produzir o abstract/resumo. O objetivo deste artigo é apresentar suscintamente as experiências vivenciadas na construção de propostas didáticas que visam ensinar a estudantes universitários como escrever seus resumos/abstracts. Para tal fim, esta pesquisa orienta-se, principalmente, a partir de aportes teóricos provenientes dos estudos de Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2015) e Motta-Roth e Hendges (2010)

Descrição

Anais e artigos do 28º Fórum Acadêmico de Letras, realizado nos dias 23 a 25 de agosto de 2017 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) com tema: A pesquisa nos cursos de letras em contexto de línguas e culturas em contato.

Palavras-chave

Educação - ensino de língua portuguesa, Educação - hispano falantes, Escrita acadêmica

Citação