Gonzaga, “lira xix” e a mulher: Identificando os operadores de leitura da poesia na produção de sentidos e avaliando seu aprendizado em sala de aula

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Date
2017-08-23Author
Oliveira, Jeciely Ildefonso de
Marczinski, Nathascha Hoffmann
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O presente artigo é resultado de uma análise produzida na matéria de Introdução aos
Estudos Literários, do Curso de Letras Alemão/Espanhol/Inglês da UNIOESTE - campus de Marechal
Cândido Rondon, cujo corpus é a “Lira XIX”, de Tomás Antônio Gonzaga, analisado a partir dos
quatro estratos/níveis para leitura de poemas, a saber: gráfico, fônico, morfossintático e semântico. A
seguinte análise tem como finalidade apresentar uma melhor visualização de como estes quatro níveis
aparecem dentro do poema e como eles dialogam entre si para a formação de sentidos. Ademais, a
partir dos mesmos, no decorrer da produção deste trabalho, foi possível contemplar o contexto e as
marcas históricas que demonstram o papel da mulher na sociedade no século XVIII relacionado à
maternidade, este último como algo intrínseco a mesma. Por fim, a conclusão do trabalho visa a
ressaltar a importância de análises como a descrita acima tanto para o aprendizado dos estratos
supracitados e demais elementos que envolvem a leitura e interpretação de poemas quanto para a
formação do acadêmico como futuro docente mediador de leitura literária