A relevante contribuição de projetos de extensão na prática de ensino de graduação em letras
Carregando...
Arquivos
Data
2017-08-23
Autores
Strenske, Cleidi
Kreibich, Marla Klitzke
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a relevante contribuição de projetos de
extensão na prática de ensino acadêmico, avaliando o impacto que tais práticas têm na formação do
aluno de graduação em Letras, futuro docente e mediador de leitura literária. A motivação para tal
trabalho surgiu a partir de um projeto de extensão intitulado “Literatura em debate: ensino, leitura e
formação”, promovido e ministrado em módulos por professoras do curso de Letras da UNIOESTE,
neste ano de 2017, com o propósito de complementar os conhecimentos sobre conteúdos ligados ao
universo literário. Ainda, sobre a avaliação da importância de projetos desta natureza no ensino de
Graduação em Letras, nos inspiramos no estudo realizado por Costa e Piva (2015). Por meio de um
breve questionário, aplicado no último módulo do projeto, faremos uma análise de como o referido
projeto de extensão vem contribuindo para a formação profissional dos acadêmicos de Letras. Como
aporte teórico, utilizaremos Koch e Elias (2008), no que se refere à leitura tida como atividade de
interação na produção de sentidos, e Solé (1998) em suas estratégias de leitura. Na conclusão, serão
apresentados dados opinativos que contemplam a necessidade de implementação e continuidade de
projetos de extensão como este
Abstract
Descrição
Anais e artigos do 28º Fórum Acadêmico de Letras, realizado nos dias 23 a 25 de agosto de 2017 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) com tema: A pesquisa nos cursos de letras em contexto de línguas e culturas em contato.
Palavras-chave
Leitura, Projeto de extensão, Práticas de ensino