Teoria e prática: importância da observação para a formação de docentes
Carregando...
Arquivos
Data
2014-10
Autores
Amaral, Sandra Caroline do
Assis, Ligia Lobo de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Unila
Resumo
Observar é ver além do que se pode notar, é absorver informações para aprofundar sua
pesquisa. É um método científico fundamentador da prática, relacionada com a teoria. No Projeto
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência pode-se ir além da formação mínima do curso superior,
promovendo uma maior aproximação com a realidade escolar. O Projeto relaciona a pesquisa com a
observação, coleta de dados, discussão e análises para melhoria dos problemas possivelmente
encontrados. Por meio das observações que foram feitas em escolas em parceria com o projeto, notou-
se fatores importantes para compararmos a teoria com a prática. Espera-se que nas próximas etapas, o
PIBID possa contribuir efetivamente para a formação dos docentes tanto em nível médio como
superior, bem como para a prática pedagógica dos professores das escolas da rede pública envolvidas
no programa
Abstract
Descrição
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
Palavras-chave
Observação, Pesquisa, Prática, Teoria