Teoria das cores - uma proposta didática
Carregando...
Arquivos
Data
2014-10
Autores
Goulartt, Marcello
Dalri, Jackelini
Higa, Ivanilda
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Unila
Resumo
Este trabalho apresenta uma sequência didática para o ensino da teoria cores, para o segundo
ano do Ensino Médio, em um colégio da rede pública estadual, no município de São José dos Pinhais,
Paraná, no âmbito do projeto PIBID de Física da UFPR. O objetivo da proposta de ensino é, partindo
das concepções prévias dos alunos sobre a luz e a visão, abordar o sistema aditivo de formação de
cores com a luz (RGB) e o processo subtrativo (CMYK), por meio de um conjunto de atividades. A
proposta é organizada em 5 etapas: 1) aplicação de um questionário para investigar as concepções
prévias sobre luz, visão e formação de cores; 2) aula sobre a luz branca, espectro visível e grandezas
físicas relacionadas a ondas; 3) aula sobre os processos de formação de cores (luz) aditivo e subtrativo;
4) aula abordando absorção e reflexão seletiva; 5) aplicação de um questionário sobre os assuntos
tratados
Abstract
Descrição
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
Palavras-chave
Educação - ensino de física, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)