Teorema de Pick: proposta de um trabalho interdisciplinar na educação básica
Visualizar/ Abrir
Data
2014-10Autor
Cousin, Alexandra de Oliveira Abdala
Rodrigues, Jéssica Augusta Marchiori
Furlan, Miriam da Silva Castro
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho visa mostrar a importância de um ensino interdisciplinar nas escolas de
Educação Básica dando enfoque às disciplinas de Matemática e Geografia. Partindo do conceito de
interdisciplinaridade e trabalhando no estudo de áreas em Matemática, juntamente com o estudo de
mapas em Geografia, e apresentando algumas atividades que perpassam essas disciplinas mostraremos
a possibilidade de se trabalhar conceitos matemáticos correlacionando com outra área de
conhecimento. Também abordaremos um importante resultado da Matemática, o Teorema de Pick,
como uma alternativa para calcular áreas de superfícies planas. Esta proposta foi aplicada como uma
das atividades do PIBID em eventos científicos e semanas culturais nas escolas parceiras nas quais o
projeto estava sendo desenvolvido. O trabalho prioriza a inter-relação das disciplinas, apontando uma
alternativa para professores da Educação Básica no desenvolvimento de alguns conceitos matemáticos