Teorema de Pick: proposta de um trabalho interdisciplinar na educação básica
Carregando...
Arquivos
Data
2014-10
Autores
Cousin, Alexandra de Oliveira Abdala
Rodrigues, Jéssica Augusta Marchiori
Furlan, Miriam da Silva Castro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Unila
Resumo
Este trabalho visa mostrar a importância de um ensino interdisciplinar nas escolas de
Educação Básica dando enfoque às disciplinas de Matemática e Geografia. Partindo do conceito de
interdisciplinaridade e trabalhando no estudo de áreas em Matemática, juntamente com o estudo de
mapas em Geografia, e apresentando algumas atividades que perpassam essas disciplinas mostraremos
a possibilidade de se trabalhar conceitos matemáticos correlacionando com outra área de
conhecimento. Também abordaremos um importante resultado da Matemática, o Teorema de Pick,
como uma alternativa para calcular áreas de superfícies planas. Esta proposta foi aplicada como uma
das atividades do PIBID em eventos científicos e semanas culturais nas escolas parceiras nas quais o
projeto estava sendo desenvolvido. O trabalho prioriza a inter-relação das disciplinas, apontando uma
alternativa para professores da Educação Básica no desenvolvimento de alguns conceitos matemáticos
Abstract
Descrição
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
Palavras-chave
Matemática, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)