PIBID música e prática pedagógico-musical: experiências de ensino envolvendo cotidiano e prática musical
Carregando...
Arquivos
Data
2014-10
Autores
Sobczak, Ana Paula A.
Mendonça, Jéssica de S. M.
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Unila
Resumo
O trabalho apresenta a experiência de atuação no subprojeto de Música do PIBID da
Universidade Estadual de Ponta Grossa, realizado em uma escola da rede pública de ensino do
município, e tem como principal objetivo discutir duas atividades realizadas, sendo uma sobre ‘Rock e
os elementos formais do som’ e a outra referente a uma experiência de prática musical com os alunos,
que integrava canto, violão, percussão e flauta. Foi possível avaliar que a maioria dos alunos
conseguiu assimilar o conteúdo mais efetivamente por ter sido trabalhado com recursos que fazem
parte do seu cotidiano e por ser um contexto mais próximo da sua realidade auditiva. Os momentos de
prática musical proporcionaram reflexões sobre a importância do planejamento no momento da
realização das atividades e a necessidade deste ser flexível e estar elaborado detalhadamente
Abstract
Descrição
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
Palavras-chave
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), Prática musical