Os gêneros discursivos/textuais no processo de formação dos Pibidianos
Carregando...
Arquivos
Data
2014-10
Autores
Soardi, Andreia
Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Unila
Resumo
Diante das orientações às práticas pedagógicas atuais, este artigo tem como objetivo
investigar como os bolsistas de iniciação à docência do subprojeto Letras/Português PIBID/UENP-CJ
estão sendo preparados para ensinar a língua portuguesa tendo os gêneros textuais como eixo
organizador de suas ações pedagógicas. Para tanto, os preceitos de Vygotsky (2007), Leontiev (2004)
e de Bakhtin (2003), formam o aporte teórico-metodológico que sustenta toda a pesquisa. Os
resultados demonstram que os alunos que cursam Letras/Espanhol e Letras/Literatura, na UENP, estão
sendo mais preparados para ensinar a língua portuguesa tendo os gêneros como eixo organizador de
suas ações pedagógicas e como conteúdo a ser ensinado, do que os alunos de Letras/Inglês. As
disciplinas que formam os dois primeiros cursos abordam a base teórico-metodológica dos gêneros
textuais e os documentos orientadores das ações docentes de forma mais representativa do que as
disciplinas do curso de Inglês
Abstract
Descrição
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
Palavras-chave
Gêneros discursivos, Nadezdah Krupskaia (1869-1939) - pedagoga russa