Os gêneros discursivos/textuais no processo de formação dos Pibidianos
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Data
2014-10Autor
Soardi, Andreia
Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos
Metadata
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Diante das orientações às práticas pedagógicas atuais, este artigo tem como objetivo
investigar como os bolsistas de iniciação à docência do subprojeto Letras/Português PIBID/UENP-CJ
estão sendo preparados para ensinar a língua portuguesa tendo os gêneros textuais como eixo
organizador de suas ações pedagógicas. Para tanto, os preceitos de Vygotsky (2007), Leontiev (2004)
e de Bakhtin (2003), formam o aporte teórico-metodológico que sustenta toda a pesquisa. Os
resultados demonstram que os alunos que cursam Letras/Espanhol e Letras/Literatura, na UENP, estão
sendo mais preparados para ensinar a língua portuguesa tendo os gêneros como eixo organizador de
suas ações pedagógicas e como conteúdo a ser ensinado, do que os alunos de Letras/Inglês. As
disciplinas que formam os dois primeiros cursos abordam a base teórico-metodológica dos gêneros
textuais e os documentos orientadores das ações docentes de forma mais representativa do que as
disciplinas do curso de Inglês