Olimpíada nacional de história do brasil e o ensino de história: uma análise da participação dos alunos da educação básica e bolsistas do PIBID
Carregando...
Arquivos
Data
2014-10
Autores
Tomazini, Elizabete Cristina de Souza
Gouveia, Fernando Cesar
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Unila
Resumo
O ensino de história pauta-se numa busca constante pela reflexão sobre a história e como
os estudantes do Ensino Básico se relacionam com ela. Nesta perspectiva pretendemos analisar a
construção do conhecimento histórico a partir da Olimpíada Nacional de História do Brasil. Esta
competição traz no seu bojo a ideia de que é possível unir a pesquisa e reflexão sobre documentos e
fontes históricas, levando os participantes a vivenciar algumas situações que fazem parte do oficio do
historiador. Será levantado também um contra ponto com os alunos bolsistas do programa PIBID,
refletindo como esta atividade, que faz parte das tarefas desenvolvidas no projeto repercutiu na sua
formação como futuros docentes de História. A base teórica da nossa pesquisa está pautada nas
pesquisas da Educação Histórica presente nas obras de Isabel Barca, Peter Lee e Jorn Rüsen
Abstract
Descrição
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
Palavras-chave
Ditaduras militares - Brasil, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)