O retorno da filosofia ao ensino médio no Brasil: desafios para o PIBID
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Data
2014-10
Autores
Gabriel, Fábio Antonio
Cordeiro, Jéssica
Nascimento, Altevir de Souza
Rodrigues, Maria Bethânia Helbe
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Editor
Unila
Resumo
Pretendemos investigar sobre o retorno do ensino de Filosofia no Brasil e relatar
as contribuições do PIBID no sentido de formar pedagogicamente os futuros professores. O
caminho escolhido foi o da análise e contraposição de duas teorias: a de Kant e a de Hegel.
Esta, defendendo o ensino da História da Filosofia nas escolas. Já aquela, defendendo a
autonomia individual, pautada no convite a aprender a pensar, ou melhor, que só se aprende
filosofia, filosofando. Nossas considerações apontam no sentido de que é necessário pensar
um ensino de Filosofia que possibilite ao estudante criar seus próprios valores e concebemos a
aula de Filosofia enquanto um momento que leve os estudantes a criar e avaliar conceitos. O
PIBID tem um papel muito importante na medida em que contribui dando a possibilidade de
um primeiro contato com o ambiente escolar para os bolsistas. Desse modo, procuraremos
discorrer sobre o “contexto PIBID” e suas contribuições envolvendo o bolsista acadêmico, o
professor supervisor e os estudantes da educação básica, permitindo um crescimento
recíproco
Abstract
Descrição
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
Palavras-chave
Educação - ensino de filosofia, História da filosofia, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)