Reescrita de narrativas de uma Amazônia inventada: ações pedagógicas para séries iniciais da comunidade quilombola de Abacatal

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-07-24

Autores

Ferreira, Odivaldo Costa

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Com base na conclusão da pesquisa de campo que apontou o letramento e a alfabetização como problemas ainda presentes no processo de aprendizagem dos estudantes do 5o ano, do período letivo de 2016, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Gregório Rosa Filho, contrariamente à questão unicamente identitária relacionada à origem quilombola destes, vista anteriormente como principal motivação, é possível afirmar: não fora o conflito identitário mais que a alfabetização e o letramento a causa do mau desempenho de estudantes egressos do ano de 2011 da comunidade quilombola de Abacatal, quando em cumprimento do ensino fundamental maior em escolas fora da comunidade. Localizada na região metropolitana de Belém – Estado do Pará – na Amazônia brasileira, esta comunidade que atualmente está composta por 119 famílias teve no ano de 1999 o reconhecimento legal de 710 hectares, dos 2.200 herdados de um donatário português e, de lá para cá, tem enfrentado pesados embates ambientais e por ocupação do espaço invadido por terceiros. A pesquisa realizada para a elaboração desta dissertação sob o título de REESCRITA DE NARRATIVAS DE UMA AMAZÔNIA INVENTADA: ação pedagógica para estudantes de séries iniciais da comunidade quilombola de Abacatal, além da bibliográfica como aporte teórico para aplicação em campo a partir da qual se apontou a existência de uma Amazônia inventada pelo invasor português para melhor explorá-la e “civilizá-la”, usando como uma das estratégias a aculturação, ou seja, a inserção de caracteres citadinos e cristãos na cultura local até hoje observados nas narrativas regionais, abrangeu ainda, o processo diaspórico imposto à população africana deslocada para o Brasil, assim como, a discussão sobre a Lei 10.639/03 que determinou a exposição de forma interdisciplinar da História Africana e Afrodescendente nas escolas do país. Somou-se à pesquisa bibliográfica a pesquisa exploratória com prática da observação participante e a gravação de informações orais dos comunitários para o levantamento do contexto quilombola – posteriormente analisada qualitativamente – contando também com a pesquisa-ação sob a qual se promoveu a intervenção pedagógica como estratégia de atuação em sala de aula com o objetivo da confirmação da hipótese levantada como origem do problema: sobre qual a causa do mau rendimento escolar de egressos da instituição de ensino comunitária de Abacatal
Based on the conclusion of the field research that pointed to literacy as problems still present in the learning process of 5th year students, from the 2016 school year, from the Municipal School of Elementary Education Manoel Gregório Rosa Filho, contrary to the solely identity question related to the quilombola origin of these, previously seen as the only motivation, it is possible to affirm: it was not the identity conflict more than literacy that was the main cause of the poor performance of students who had graduated from the Quilombola Community of Abacatal, when in compliance with the higher primary education in schools outside the community. Located in the metropolitan area of Belém - Pará State - in the Brazilian Amazon, this community currently comprising 119 families had the legal recognition of 710 hectares in 1999, of 2,200 inherited from a portuguese grantee, and from then on, has faced heavy environmental impacts and occupation of space invaded by third parties. The research carried out for the elaboration of this dissertation under the title of REWRITTEN OF NARRATIVES OF AN INVENTED AMAZON: pedagogical intervention for students of the initial series of the Quilombola community of Abacatal, as well as bibliographical as a theoretical contribution for field application, from which the existence of an Amazon invented by the Portuguese invader was pointed out to better explore and "civilize" it. using as one of the strategies the insertion of urban and Christian characters still observed in the regional narratives, it also included the diasporic process imposed on the African population displaced to Brazil, as well as the discussion about Law 10.639/03, which determined the interdisciplinary presentation of African and Afrodescendant History in the country's schools. In addition to the bibliographic research, the exploratory research with practice of participant observation and the recording of oral information of the community for the survey of the quilombola context – subsequently analyzed qualitatively – also counting on the action research under which the pedagogical intervention was promoted as a strategy of action in the classroom with the objective of confirming the hypothesis raised as the origin of the problem: about the cause of the poor performance of the school of students of the community teaching institution of Abacatal

Abstract

Descrição

Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Estudos Latino-Americanos. Profa. Dra. Ângela Maria de Souza

Palavras-chave

Quilombola, Alfabetização, Amazônia - lendas, Ação Pedagógica

Citação

FERREIRA, Odivaldo Costa. Reescrita de narrativas de uma Amazônia inventada: ações pedagógicas para séries iniciais da comunidade quilombola de Abacatal. 2017. 167 p. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós- Graduação em Estudos Latino-Americanos) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2017