O PIBID interdisciplinar na interface com a educação do campo, cultura escolar e meio ambiente: um diálogo com a Antropologia
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Data
2014-10Autor
Simeone, Bruna
Dudek, Jaqueline
Domingues, Renata da Conceição
Prestes, Rodrigo Evaristo
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente ensaio faz parte das reflexões desenvolvidas durante as atividades desenvolvidas
pelo grupo de acadêmicos de História da Unicentro/PR que participam do subprojeto interdisciplinar
do PIBID. Aqui, procurou-se fazer uma discussão inicial acerca dos conceitos de cultura e de
educação do campo e suas especificidades em um contexto antropológico. Abordaremos aspectos de
como as interações culturais se realizam dentro da sociedade e das escolas do campo, e as implicações
das relações socioculturais no processo educativo como um todo, em especial nos currículos. O texto
está disposto da seguinte forma: em um primeiro momento apresentaremos nosso problema, qual seja
a conceituação antropológica de cultura, em especial a cultura escolar do campo. Em um segundo
momento, será realizada uma discussão acerca do papel da escola e do educador, levando em
consideração temáticas relacionadas à cultura campesina, como educação ambiental. O arcabouço
teórico se da no contexto da diversidade cultural encontrado nas escolas do campo, bem como na
relação urbano-rural e suas particularidades