O PIBID e o estágio supervisionado na formação do professor de física: uma análise a partir dos saberes docentes
Carregando...
Arquivos
Data
2014-10
Autores
Palma, Lorena Cristina Romero
Carvalho, Marcelo Alves de
Santos, Silvia Alves dos
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Unila
Resumo
O presente trabalho apresenta os resultados parciais de uma investigação sobre as
impressões dos bolsistas do Pibid/UEL-Física, sobre o Pibid e o estágio supervisionado. Os bolsistas
foram questionados sobre o que aprenderam nas atividades do Pibid e no estágio. A partir da análise,
feita com base nos saberes docentes de Tardif, constatamos que ao falarem sobre o Pibid os saberes
experienciais aparecem com muita ênfase. Ao falarem sobre o estágio, os saberes da formação
profissional são muito citados e comentados. Percebemos que tanto os saberes curriculares quanto os
saberes disciplinares não foram citados em nenhum dos dois contextos. Tal fato será investigado no
andamento da pesquisa. Em suma, o Pibid e o estágio têm características e objetivos semelhantes,
porém os saberes docentes que são mobilizados e compartilhados em cada um dos contextos são
distintos, mas ao mesmo tempo complementares para uma sólida formação inicial do futuro professor
Abstract
Descrição
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
Palavras-chave
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), Estágios