O PIBID e o estágio supervisionado na formação do professor de física: uma análise a partir dos saberes docentes

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Data

2014-10

Autores

Palma, Lorena Cristina Romero
Carvalho, Marcelo Alves de
Santos, Silvia Alves dos

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Editor

Unila

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados parciais de uma investigação sobre as impressões dos bolsistas do Pibid/UEL-Física, sobre o Pibid e o estágio supervisionado. Os bolsistas foram questionados sobre o que aprenderam nas atividades do Pibid e no estágio. A partir da análise, feita com base nos saberes docentes de Tardif, constatamos que ao falarem sobre o Pibid os saberes experienciais aparecem com muita ênfase. Ao falarem sobre o estágio, os saberes da formação profissional são muito citados e comentados. Percebemos que tanto os saberes curriculares quanto os saberes disciplinares não foram citados em nenhum dos dois contextos. Tal fato será investigado no andamento da pesquisa. Em suma, o Pibid e o estágio têm características e objetivos semelhantes, porém os saberes docentes que são mobilizados e compartilhados em cada um dos contextos são distintos, mas ao mesmo tempo complementares para uma sólida formação inicial do futuro professor

Descrição

Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014

Palavras-chave

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), Estágios

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