O PIBID de matematica da UTFPR de Toledo na visão dos professores supervisores: primeiras impressões
Visualizar/ Abrir
Data
2014-10Autor
Langaro, Leticia Natalia
Spielmann, Rosane
Novaes, Barbara Winiarski Diesel
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho visa relatar as percepções que professores supervisores possuem sobre
o Programa Institucional de Iniciação à Docência referente ao desenvolvimento de tal
programa nas escolas parceiras. Para tanto foi elaborado um questionário com oito questões
abertas para que os professores respondessem e que foram baseadas no terceiro artigo do
decreto n.7.219 que dispõem sobre os objetivos do PIBID (BRASIL, 2010). A partir da
análise do material, elencamos quatro temáticas e fizemos uma análise qualitativa das
respostas dos docentes. Os resultados revelam que as percepções dos professores supervisores
sobre o PIBID são positivas, pois o programa possibilita, entre outros, rever e melhorar a sua
didática, tornar possível aos licenciandos vivenciarem a sala de aula antes do estágio
obrigatório sendo fundamental a participação dos supervisores no processo de formação