O ensino dos aspectos gerais da África, uma proposta de aula para o 9o ano do Ensino Fundamental no Projeto PIBID
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Data
2014-10
Autores
Souza, Heverson L. de
Porfírio, Jéssica A.
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Editor
Unila
Resumo
O trabalho apresenta reflexões e uma proposta para o ensino da história da África, história da
escravidão no Brasil e os aspectos gerais do continente africano no subprojeto PIBID para o ensino
fundamental, na série 9o. No campo educacional a Lei 10639/03 que compreende a inserção do ensino
das africanidades na rede de ensino. Conhecer a África, para o aluno brasileiro, deve ser pautado na
sua história, na sua cultura, em suas relações políticas e sociais e o mais importante, quebrar as
barreiras negativas que desencadearam o preconceito racial que desde sempre foram impostas sobre
todo o continente africano. A proposta aqui fica encarregada de romper esses paradigmas e trazer a
percepção necessária no aluno para que ele desconstrua qualquer estereótipo racial, e consiga ir além
da superficialidade das aulas que são propostas para estes no ensino básico da educação brasileira
Abstract
Descrição
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
Palavras-chave
Racismo, Brasil. Lei 10.639/03 - ensino da história e cultura afro-brasileira