O compromisso das animações em vídeo no processo de ensino-aprendizagem de alunos do ensino fundamental
Arquivos
Data
2014-10
Autores
Machado, Laís Fernanda
Galheigo, Maria Angélica Unterkircher
Schmit, Marcela Caroline
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Unila
Resumo
A teoria da aprendizagem significativa de AUSUBEL (1980), na qual o fator de grande
importância é valorizar o conhecimento prévio do aluno, relacionando o conteúdo com o cotidiano do
mesmo, surgiu como um modelo para a criação de vídeos didáticos, pois a aula exclusivamente
expositiva pode não ser o suficiente para ajudar a despertar o interesse e curiosidade do aluno a
respeito da matéria abordada e o seu aprendizado. Para a preparação destes vídeos, escolhe-se um
conteúdo específico em que a maior parte dos alunos expresse dificuldade, como por exemplo, cadeia
alimentar. Estes deverão ser passados após as aulas expositivas, assim serão obtidos melhores
resultados, pois servirá também como um resumo geral. Aplicando a teoria de Ausubel, mais a
execução desses vídeos (linguagem direta e de fácil compreensão), foram obtidos resultados
significativos nas escolas, principalmente no que se refere à presença de aprendizado dos alunos em
relação a matéria abordada.
Abstract
Descrição
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
Palavras-chave
Animação, Educação