Modelagem computacional versus experimentação no ensino de física
Carregando...
Arquivos
Data
2014-10
Autores
Santos, Thaís Ananda dos
Costa Junior, José de Oliveira
Pinto, Angela Emilia de Almeida
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Unila
Resumo
O presente trabalho insere-se no âmbito do PIBID de Física de nossa instituição, financiado
pela CAPES. O objetivo do trabalho foi realizar um estudo sobre o uso de laboratórios convencionais
de Física versus laboratórios virtuais para o ensino médio. Dessa forma, o grupo do PIBID
desenvolveu e aplicou uma oficina para estudantes de graduação do curso de licenciatura em física da
nossa instituição, e para professores do ensino médio que atuam na área. A oficina ocorreu durante a
Semana Acadêmica do curso. Os resultados mostram que 40% dos participantes sentiu que o conteúdo
visto na oficina de modelagem foi mais instrutivo que o de experimentação, e dos 67% dos professores
que atuam na rede pública e conhecem a realidade das escolas e do conteúdo disponível da internet,
concordaram que a modelagem é uma opção à escassez de conteúdos diferenciados disponíveis na
internet. Um professor não optou pela modelagem e dada à sua inexperiência computacional
Abstract
Descrição
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
Palavras-chave
Experimentação, Tecnologia da Informação e Comunicação - TICs, Aprendizagem significativa