Iniciação científica no ensino médio: um relato de experiência de alunos do PIBID/PUCPR de ciências biológicas no Colégio Estadual Paulo Lemisnk

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014-10

Autores

Halama, Alessandro Arnold
Santos, Elaine Caroline dos
Ciota, Regiane Neves de Souza
Lopes, Claudemira Gusmão Vieira

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Unila

Resumo

Esse relato de experiência foi desenvolvido pelos alunos do PIBID/PUCPR de Ciências Biológicas, com o objetivo de verificar as percepções da professora orientadora e dos estudantes em relação aos projetos de iniciação científica realizados em uma escola de ensino médio de Curitiba. O trabalho fez parte do diagnóstico da realidade escolar, primeiro momento da vivência dos bolsistas do PIBID na escola. Para tanto, a professora orientadora participou de uma entrevista semiestruturada e os alunos envolvidos nos citados projetos responderam questionários com perguntas abertas (em que os entrevistados ficam livres para responderem com suas próprias palavras). As respostas permitiram inferir que a iniciação científica, no caso estudado, colaborou para o crescimento dos discentes, não apenas como estudantes, em relação à aprendizagem dos conteúdos, mas também como seres humanos, tornando-os cidadãos mais maduros, críticos e autônomos

Descrição

Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014

Palavras-chave

Princípio educativo, Pesquisa

Citação