Formação docente: a importância do Pibid através do subprojeto de educação física na Escola Municipal Professora Senhorinha Miranda Mendes Em Palmas-PR
Carregando...
Arquivos
Data
2014-10
Autores
Bonafé, Priscila de Lima
Ruaro, Márcio Flávio
Ribeiro, Cezar Grontowski
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Unila
Resumo
O presente artigo apresenta como tema a importância do Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação docente, através do subprojeto de
Educação Física desenvolvido na Escola Municipal Professora Senhorinha Miranda Mendes
em Palmas-PR. Objetivos: Oferecer experiências pedagógicas aos acadêmicos do curso de
licenciatura em Educação Física do Instituto Federal do Paraná – IFPR Campus Palmas; -
Melhoria dos processos de formação dos discentes do curso de Educação Física do IFPR
Câmpus Palmas; Refletir acerca dos impactos da experiência de inserção no espaço escolar
dos acadêmicos do curso de Educação Física - IFPR, durante a participação como bolsistas
no PIBID; Buscar a valorização da Educação Física enquanto elemento pedagógico e
consistente no ambiente educacional e integrar os esforços das instituições de ensino
fundamental nas séries iniciais com o Instituto Federal do Paraná. A metodologia adotada foi
um enfoque qualitativo. O problema de pesquisa foi: Quais os impactos da experiência de
inserção no espaço escolar doss acadêmicos de Educação Física, durante a participação como
bolsistas no PIBID, considerando a formação inicial à docência? Conclui-se que a
participação no PIBID contribuiu significativamente na formação profissional e pessoal dos
acadêmicos, destacando que a construção e produção dos saberes durante o período são de
suma importância para formação docente. Pois, as aprendizagens elaboradas servirão como
subsídios para as práticas docentes futuras
Descrição
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
Palavras-chave
Professores - formação, Educação física