Formação docente: a importância do Pibid através do subprojeto de educação física na Escola Municipal Professora Senhorinha Miranda Mendes Em Palmas-PR

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014-10

Autores

Bonafé, Priscila de Lima
Ruaro, Márcio Flávio
Ribeiro, Cezar Grontowski

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Unila

Resumo

O presente artigo apresenta como tema a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação docente, através do subprojeto de Educação Física desenvolvido na Escola Municipal Professora Senhorinha Miranda Mendes em Palmas-PR. Objetivos: Oferecer experiências pedagógicas aos acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física do Instituto Federal do Paraná – IFPR Campus Palmas; - Melhoria dos processos de formação dos discentes do curso de Educação Física do IFPR Câmpus Palmas; Refletir acerca dos impactos da experiência de inserção no espaço escolar dos acadêmicos do curso de Educação Física - IFPR, durante a participação como bolsistas no PIBID; Buscar a valorização da Educação Física enquanto elemento pedagógico e consistente no ambiente educacional e integrar os esforços das instituições de ensino fundamental nas séries iniciais com o Instituto Federal do Paraná. A metodologia adotada foi um enfoque qualitativo. O problema de pesquisa foi: Quais os impactos da experiência de inserção no espaço escolar doss acadêmicos de Educação Física, durante a participação como bolsistas no PIBID, considerando a formação inicial à docência? Conclui-se que a participação no PIBID contribuiu significativamente na formação profissional e pessoal dos acadêmicos, destacando que a construção e produção dos saberes durante o período são de suma importância para formação docente. Pois, as aprendizagens elaboradas servirão como subsídios para as práticas docentes futuras

Abstract

Descrição

Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014

Palavras-chave

Professores - formação, Educação física

Citação