Filosofia política, da teoria à prática: o grêmio estudantil, espaço privilegiado para o exercício da cidadania no cotidiano escolar

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Data

2014-10

Autores

Ventura, Maria Domingos Pereira
Saporiti, Cristopher Kovalski
Forteski, Eliane
Guimarães, Selma Paula Lemos

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Editor

Unila

Resumo

O presente relato visa socializar a importância de relacionar teoria e prática em sala de aula para a constituição de cidadãos críticos e autônomos ao longo do processo educacional. Partindo de uma pesquisa sobre o grêmio estudantil, motivou-se a concretização do mesmo numa escola que desde a sua criação não havia constituído o mesmo. Todo o trabalho foi conduzido pela disciplina de Filosofia, apoiado pela disciplina de história e contou com a participação dos estagiários do PIBID que se colocaram a disposição dos alunos para assessorá-los e partilhar suas experiências como membros de um grêmio estudantil. Foram meses trabalhosos para todos, mas extremamente gratificantes. A atividade que culminou com a constituição do Grêmio Estudantil foi a oportunidade de ensinar a nossos alunos como fazer o processo político de forma ética visando o bem comum

Abstract

Descrição

Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014

Palavras-chave

Cidadania, Grêmio estudantil, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)

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